Integração em loft na capital – Arquitetura Nacional –
Publicado em 4 de junho de 2020Morar em um apartamento com ambientes integrados. O desafio proposto por cliente jovem para o espaço localizado em Porto Alegre exigiu estratégia e um projeto diferenciado por parte da equipe da Arquitetura Nacional
Um espaço de 59m2 que não refletia o desejo do novo proprietário em viver em um ambiente com todas as peças integradas. A Arquitetura Nacional trabalhou a partir desta ideia de mudança para criar um loft moderno, unificado e, mesmo assim, com diversos cenários.
A alteração partiu já no pavimento de acesso, com a remoção do sanitário e integração da área de serviço à marcenaria da cozinha. A antiga escada linear foi retirada e substituída por uma helicoidal, que tornou-se o centro do projeto. A estrutura, totalmente em aço, é suspensa e não toca o piso, sendo suportada pela ampliação do mezanino.
O espaço do segundo pavimento, onde fica o confortável quarto, foi ampliado em 9m2 e ganhou um closet. O sanitário mantido atende todo o loft.
Com uma paleta enxuta de materiais, o espaço do apartamento ganhou em amplitude. Destaque para o ladrilho hidráulico (que reveste parede e o móvel sob a TV), o compensado naval carbonizado (que oculta a infraestrutura elétrica e de automação Beyond) e o tecnocimento. Os três elementos configuram-se como os principais do projeto iniciado em 2018 e concluído em 2019.e a arquitetura faz é criar a possibilidade de vários futuros. E que a criatividade está aí para ser a nota musical mais festejada deste metiê!
A Studio Fos assina o projeto luminotécnico, que aproveita-se das decisões arquitetônicas e destaca os principais elementos da proposta
A marcenaria é da Móveis Formallar, com projeto estrutural de Carpeggiani Estruturas e serralheria Souza e Müller
Texto Emilio Rotta
FOTOGRAFIAS CRISTIANO BAUCE
Publicado na edição 44 da revista Gente que Faz