
É Brasil. É luxo!
Publicado em 27 de janeiro de 2020Simone Scorsato é a atuante diretora executiva da BLTA, Brazilian Luxury Travel Association. Em 2018, este mercado registrou um faturamento estimado de R$ 871 milhões em 2018, acolhendo 532 mil hóspedes no ano, algo que equivale a uma média de 1,4 mil hóspedes por dia. Os números são do anuário da BLTA, trabalho de pesquisa realizado em parceria com o Senac.
A sustentabilidade é um dos pilares da BLTA, em 2017 foi criado um fundo para projetos sustentáveis, a associação passou a apoiar o ICMBIO e a Ilha de Alcatrazes. Também foi concebido o Prêmio Visão Sustentável, estimulando a adoção de boas práticas. Essas ações buscam, em conjunto, atuar na consolidação do Brasil como um destino de turismo de luxo.
O total de áreas preservadas em propriedades da Associação é de 65.000 hectares, envolvendo Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica. Hoje, 44% dos hóspedes dos hotéis associados são estrangeiros e originários, em sua maioria, da Inglaterra, França e Estados Unidos. Valorizar o que é nosso, o que está no Brasil, não necessita justificativa, ainda mais com um trabalho tão digno e agregador concretizado. Aproveitamos a deixa e entrevistamos Simone Scorsato.
O momento atual, de oscilação cambial, conspira mais a favor dos hotéis de luxo no Brasil? Como tem se comportado este mercado?
Sem dúvida, com o dólar e o euro fortes, o Brasil se torna um destino mais barato para que o estrangeiro venha nos visitar. O mercado de luxo também se beneficia dessa oscilação no caso dos visitantes estrangeiros efetivos, no entanto, como fazemos muitas ações de promoção internacional essa oscilação cambial não favorece nossos investimentos em promoção internacional, tudo fica mais caro.
O que busca o consumidor do turismo de luxo no país?
Busca experiências diferenciadas, privacidade, exclusividade, raridade e serviços de excelência. O luxo pode ser simples, mas nunca desconfortável ou desqualificado. “O CLIENTE DE LUXO NÃO SE IMPORTA COM O CUSTO, TAMPOUCO DESEJA PAGAR CARO POR UM PRODUTO DE BAIXA QUALIDADE” e obviamente, hoje o consumidor está sensível a um produto responsável e sustentável. Essa é uma exigência de um consumidor já viajado e culto.
Quantos hotéis há no portfólio da BLTA e quais foram as adições mais recentes?
Hoje temos 39 hotéis, em 2019 tivemos a entrada do Janeiro hotel, do Fairmont Copacabana, Fasano Salvador e Fasano Belo Horizonte e Vila da Santa em Búzios.
Quais são os critérios para que um hotel esteja no portfólio da BLTA?
Para começar o hotel já deve ter atuação no mercado internacional ou estar apto para. A participação em feiras de mercado de luxo global é fundamental. Obviamente o hotel passa por uma avalição, deve ter um ano de operação e notório serviço de hospitalidade. A autenticidade brasileira e ações em sustentabilidade são fatores desejados para sua inclusão no portfólio da BLTA.
Neste segmento, que oportunidades há para novos empreendedores?
Muitas, se destacar em um mercado cada vez em ascensão, se promover como uma propriedade diferenciada e autêntica no mercado de luxo global, investimentos e estratégias de mercados focados em um segmento altamente profissional. Um empreendimento que “fala” como o mercado de experiências de luxo consegue se posicionar no mercado de forma muito eficaz, o foco na segmentação e na promoção das experiências junto ao formador de opinião coloca não o empreendimento em destaque, mas o destino também.
- Emiliano RJ
- Campo Bahia Hotel Villas Spa
- Copacabana Palace
- Palácio Tangará, todos hoteis que integram a BLTA
Quais são os estímulos à sustentabilidade ao hotéis que integram a associação?
Hoje 47% dos associados investem nas comunidades locais, são projetos desde conservação da natureza como educação e formação de lideranças. Estimulamos os associados a criarem cada vez mais um elo como o destino e com suas comunidades pois entendemos que o turismo de luxo, embora seja exclusivo, pode quebrar paradigmas e INCLUIR a comunidade local no valor da experiência, promovendo assim o destino e as boas práticas do turismo para o mundo!
Conteúdo publicado na edição 46 da revista Gente que Faz
Por Neiva Schneider
Fotos Divulgação
Tags relacionadas
BLTAbrasilBrazilBrazilian Luxury HotelsHOTEIS DE LUXOluxury hotelsSimone ScorsatoComente
Compartilhe!
POSTS RECENTES

Tecnologia e efeito natural para se sentir confiante na própria pele
O médico Vinícius Spironello dá vazão à sua expertise e paixão no segmento da beleza e do bem-estar em um endereço a 120km de Porto Alegre. Paralelo a isso, leva a gaúcha Medical San, uma das maiores fabricantes de equipamentos para estética e medicina estética do Brasil, além fronteiras Ao entrar no elegante consultório do […]
LEIA MAIS
Cruzeiristas estão mais jovens e com maior poder aquisitivo, aponta pesquisa
Mudança é reflexo do crescimento de cruzeiros temáticos e oferta de experiências exclusivas O perfil do viajante de cruzeiros está se transformando, com um público cada vez mais jovem, de maior poder aquisitivo e preferindo viajar em família. Dados da CLIA no Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) mostram que em 2017, cruzeiristas acima dos […]
LEIA MAIS
Estados da Região Sul recebem 73% a mais de turistas internacionais nos dois primeiros meses do ano
Foram 1.586.966 chegadas de viajantes vindos de fora nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina em janeiro e fevereiro de 2025 O turismo no Brasil vem crescendo de forma notável, com impactos visíveis em todas as regiões do país. Na Região Sul, nos meses de janeiro e fevereiro, o número […]
LEIA MAIS