
Jeep na estrada
Publicado em 21 de novembro de 2018Polo de grandes concessionárias de veículos, Lajeado recebe este mês uma das marcas mais admiradas pelos brasileiros na categoria SUV. A Jeep chega à cidade pela expansão do Grupo Betiolo
Dona do SUV mais vendido no país no primeiro semestre deste ano, a Jeep desembarca este mês no Vale do Taquari. De janeiro a junho a marca liderou o ranking da categoria com o modelo Compass, que teve mais de 28 mil emplacamentos. Outro queridinho bem colocado na lista foi o Renegade, que ficou em quarto lugar, com 21 mil unidades. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A concessionária vem para Lajeado com a expansão do Grupo Betiolo, que já representa Fiat, Mitsubishi e Suzuki, somando dez lojas no Estado. À frente do empreendimento estão os irmãos Albino Betiolo Neto, 37 anos, e Emerson Carlos Betiolo, 45 anos.
“A Jeep é uma marca muito admirada e com uma grande simpatia no mercado automobilístico. Temos a expectativa de comercializar 50 veículos por mês”, projeta Albino.
O novo investimento torna o grupo mais competitivo e consolida a parceria de dois jovens empreendedores de Caxias do Sul. A dupla, que começou a trabalhar com veículos ainda na adolescência, ajudava o pai em uma fábrica de furgões de alumínio e carrocerias de madeira, fazendo manutenção da frota de transportadoras.
“Aprendi muito de mecânica, sobre como fazer um motor, pintar, soldar, chapear. Com 16 anos já comprava e revendia carros. E, com 18, em sociedade com meu irmão, aluguei um pavilhão e abri uma loja multimarcas”, conta Albino, que é formado em engenharia mecânica.
Dez anos depois, com duas lojas em Caxias, o empreendedor estava determinado a entrar para o mundo das concessionárias. Foi graças ao network – contato com o amigo de um amigo – que conseguiu ingressar na Fiat, com a operação na praça de Lajeado. Em fevereiro de 2009 os irmãos abriram a Eurovale.
“Pelo plano de ação da concessionária, teríamos que vender 30 veículos por mês. Mas em março, quase quadruplicamos a meta: foram 114 vendas. Conquista de uma equipe jovem e com todo o gás. Com resultados como esse, a fábrica começou a nos enxergar com outros olhos”, lembra o empresário.
De lá pra cá, os irmãos trilharam uma trajetória bem-sucedida, que pode ser atribuída ao feeling para identificar boas oportunidades no mercado, ao entusiasmo das lideranças, ao trabalho de equipes motivadas e também a uma eficiente gestão do estoque. Um dos destaques hoje é no setor de peças originais Fiat: a Betiolo tem o quinto maior atacado do Brasil, sendo líder na região Sul.
Projeto arquitetônico

Arquitetos e urbanistas da Habitatus, Thaís Cemin Dewes, engenheira civil; Patrícia Gregory, arquiteta e urbanista; André Luís Kieling, arquiteto e urbanista; Elizabeth Weis, corretora de imóveis; Martim Azevedo de Macedo, técnico em edificações
A loja Jeep terá veículos novos e seminovos, serviços de oficina com seis boxes e capacidade de atendimento mensal de 350 veículos, além dos setores de peças e pós-vendas. Faz parte de um complexo de 9 mil metros quadrados às margens da BR-386. Nos próximos meses o espaço receberá também a Betiolo Fiat – que sairá da Avenida Senador Alberto Pasqualini.
Como a concessionária Jeep foi instalada no prédio de uma antiga fábrica, demandou um projeto especial de reforma para enquadramento nos padrões mundiais da marca. Essa obra leva assinatura da Habitatus Arquitetura e Construção.
“O primeiro e grande desafio foi trabalhar com uma edificação já existente. Ela foi ampliada e recebeu uma nova cara arquitetônica, com linhas retas, utilização de grandes panos de vidros para destacar os veículos e fechamento em ACM, de um conceito moderno e arrojado”, explicam os arquitetos e urbanistas André Luís Kieling e Patrícia Gregory.
Layout e ambientação responsáveis por garantir a experiência do cliente com a marca, transmitindo seus principais valores: autenticidade, liberdade, paixão e aventura.
A Marca Jeep
A Jeep foi criada pela fabricante americana Willys Overland em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, só assumiria oficialmente seu nome anos depois, tornando-se uma marca registrada. Desde 1987, a Jeep faz parte do grupo Chrysler (hoje grupo FCA, sigla para Fiat Chrysler Automobiles). No Brasil, conta com 189 concessionárias. Entre os principais modelos da marca estão a Cherokee com as versões Longitude, Limited e Trailhawk; Renegade com as versões Sport, Longitude e Limited; Compass com as versões Sport, Longitude, Limited e Trailhawk; Grand Cherokee com as versões Limited Gasolina e Limited TurboDiesel; e Wrangler com as versões Sport e Sahara.
Tags relacionadas
Albino Betiolo NetoBetioloEmerson Carlos BetiolojeepComente
Compartilhe!
POSTS RECENTES

Um roteiro de delícias aos pés do Cristo Protetor
A região alta do Vale do Taquari brinda um momento histórico no turismo, especialmente após a conclusão do Cristo Protetor, em Encantado. Na carona desses investimentos, quem também se desenvolve é o setor gastronômico Fomos ouvir quem vive e quem empreende na região para trazer opções aos visitantes que querem ver as belezas, mas que […]
LEIA MAIS
ORGANIZADO POR XUXA PIRES, O CONVITE É PARA O BAILE BENEFICENTE DO ASILO PADRE CACIQUE
As festividades ocorrem nos dias 24 de setembro e 1º de outubro No dia 10 de outubro, ocorrerá o baile “A Solidariedade não Envelhece”, no Salão Leopoldina, da Associação Leopoldina Juvenil. O evento, 100% beneficente, planejado pela influenciadora digital e organizadora de eventos Xuxa Pires, tem o objetivo de arrecadar fundos para o Asilo Padre […]
LEIA MAIS
Rosane da Veiga Faria lança “A Casa das Sombras”
Evento será no dia 11 de setembro, as 18h, na Livraria Santos, localizada a Galeria Casa Prado Dando continuidade à sua estreia na literatura, Rosane da Veiga Faria irá lançar “A Casa das Sombras”, segundo livro da série “Árvore de Família”. A saga de fantasia entrelaça a realidade e elementos sobrenaturais, envolvendo o […]
LEIA MAIS