Enxergar as oportunidades é fundamental
Publicado em 15 de fevereiro de 2016Percio Eduardo Klaus é empresário, 40 anos, natural de Lajeado, e, desde 1997, está à frente da Retromac Máquinas e Equipamentos.
Casado, pai de dois filhos, trabalha em média 12 horas por dia. Seu hobby já foi o futebol, mas atualmente não tem sobrado muito tempo para isso. Quando consegue, gosta mesmo é de cozinhar para a família no final de semana. Oriundo de uma família humilde de cinco irmãos, trabalhou na lavoura de fumo e teve acesso à luz elétrica somente aos sete anos de idade.
Talvez por esse motivo não se deslumbre com o fato de ser hoje um empresário bem sucedido. Preserva hábitos simples e prefere investir primeiro na empresa e depois no pessoal. Começou sozinho, fabricando mangueiras hidráulicas na garagem de casa, com um discreto capital de sete mil reais. Na bagagem, apenas dois anos de experiência no ramo. Parece pouco, mas foi o suficiente para quem tinha de sobra muito talento e determinação.
Atento às oportunidades, aproveitou um nicho de mercado para diversificar sua gama de produtos e serviços. Os resultados não tardaram a aparecer e sua trajetória empresarial foi quase que meteórica. Continuou investindo e apostando no mercado até virar distribuidor autorizado da RANDON, em 2008.
Com os negócios decolando, chegava a hora de inovar ainda mais e transpor algumas barreiras geográficas. Viajou para a China em busca de novos produtos que o diferenciassem no mercado. Atualmente importa máquinas pesadas, em média, 100 unidades/ano.
Mas o mercado é oscilante, e em 2008 veio a crise que abalou os negócios, exigindo audácia e arrojo. O empresário teve que achar uma saída rápida para driblar o momento difícil que pairava sobre a empresa. Mais uma vez mostrou que tinha determinação e criatividade para dar a volta por cima. A fórmula encontrada para driblar o momento turbulento foi iniciar um trabalho voltado para o aluguel de equipamentos.
Hoje, com sede própria e 120 funcionários, a RETROMAC se destaca como uma empresa sólida e moderna, que atende todo o Rio Grande do Sul, além de ser distribuidor exclusivo de marca italiana para todo o Brasil. Em 2010, o faturamento da RETROMAC foi maior que nos anos anteriores e, para 2011, a expectativa é de um crescimento ainda maior.
Hoje a empresa passa por uma reformulação administrativa e, até o final do ano, a matriz será transferida de Lajeado para Canoas. “Nossa ideia é aproximar a empresa do centro econômico do estado”, revela. Quando questionado sobre o segredo do sucesso, é taxativo: “Achar uma saída rápida é fundamental no mundo empresarial. Além disso, precisamos estabelecer parcerias sólidas tanto com clientes quanto com fornecedores para que a possamos permanecer no mercado”, explica.
Quanto ao futuro, ele profecia: “Estamos vivendo uma época ímpar no país. A maioria das pessoas não está preparada para o crescimento que vai chegar. Há muita coisa para ser feita, só não vai trabalhar quem não quiser”, finaliza.