O paraíso em Ponta dos Ganchos. Um tanto a terra, um tanto ao mar…
Publicado em 14 de junho de 2016
Há muito tempo desejava conhecer o destino idílico do Ponta dos Ganchos, em Santa Catarina, a 50 km de Florianópolis. E mais meu desejo se aguçou, por conta do exclusive resort ser o único representante não só do Brasil, como da América do Sul, a figurar na lista dos 100 melhores resorts do mundo, eleito pelos leitores da prestigiada revista internacional de viagens Condé Nast Traveler
Chegar à península particular que o abriga, em Governador Celso Ramos, é encher a retina com paisagens exuberantes. Pode-se chegar de carro, de barco ou helicóptero para o luxo dos pés descalços, na baía de areia branca e de inúmeros barcos de pescadores que vêm e vão nas águas azul turquesa. Os boas-vindas ao endereço exclusivo que faz todo o jus ao reconhecimento que tem recebe um brinde de champagne.
Sim, o paraíso existe! São apenas 25 bangalôs, todos com vista para o mar, muito privativos e distribuídos em uma área de 80 mil m². Cada qual é único e mágico, sendo que nos foi designada a unidade Esmeralda, na nova ala, com seus 230m². Com quarto e sala integrados, aguarda-nos com frutas e com uma vista ao mar que pede para ficar. Aliás, a vista não é apenas privilégio da maravilhosa piscina infinita privativa ou do deck com suas chaise longues, mas também da banheira interna, da sauna ou da sala com lareira e adega. A unanimidade dos lençóis de algodão egípcio 600 fios da cama do casal dá lugar à individualidade na funcionalidade do espaço íntimo do banheiro.
E cada dia se anuncia com mais beleza e elegância, no paraíso, perante a dificuldade que é deixar o aconchego do bangalô. O café da manhã, com seu menu degustação e sempre diferenciado, tem seu palco no Espaço das Bateiras, debruçado sobre o mar e dando o bom-dia ao espetáculo de pássaros e aos diferentes tons de verde propiciados pelo encontro do mar com a mata atlântica.
Seu prestígio exclusivo, não somente por sua vista indevassável, inteligente integração com a natureza e arquitetura que encanta, também tem na cozinha gourmet de seu restaurante outro acento. Sob o comando do chef José Nero, em mesas no aconchegante restaurante ou literalmente encravadas na areia, opções como ostras com maçã verde, polvo à galega com purê de batata, azeitona e sálvia e risoto de frutos do mar com açafrão, limão confit e ervilhas petit, pois desafiam o paladar que se curva.
Não raro o Ponta dos Ganchos é escolhido para pedidos ou celebrações de amor. Destino ideal de romance, toda noite, coloca à disposição, em frente ao resort, uma ilha privativa que fica ainda mais linda à luz de velas, recebendo apenas um casal. O mesmo serviço distinto e elegante pode privilegiar o amor no bangalô ou na praia.
O paraíso aqui desvendado foi degustado pelas celebridades Beyoncé e Paul McCartney e por outros tantos célebres ou não, que, anônimos em suas identidades, comungam da mesma intenção: pés na areia, prece à natureza, ode ao paraíso!
À beira do fascinante mar da Costa Esmeralda, opções diárias para a prática de esportes náuticos são oferecidas: stand-up paddle, canoa canadense, snorkeling, equipamentos de pesca e mergulho. Destaque para o parador flutuante.
Para quem não quer ficar parado, o resort ainda oferece quadra de tênis, sala de ginástica e de jogos, piscina coberta com temperatura adequada ao clima e uma ampla sala de cinema.
O spa é quase encravado ao mar e suas três tendas são de delicadeza impressionante. Um menu de massagens e tratamentos está à disposição, em cenário de sonho. Após um banho de pétalas nos pés, deixe-se levar por mãos mágicas em lugar idem. Um menu especial oferece de tratamentos revigorantes a massagens desintoxicantes e com pedras quentes.
Para aqueles que querem curtir o verão a dois, há opções de jantares à luz de velas na ilha, no bangalô ou na praia. Uma novidade para os casais é piquenique ao pôr do sol em um espaço reservado em meio a muito verde e uma belíssima vista para o mar. Esqueça horários para refeições, aqui quem dita a hora é você.
Quem inventou o conceito de paraíso na Terra mora nos detalhes. Em cada recanto do resort que integra a prestigiada cadeia The Leading Hotels of the World, bom gosto, alma, sintonia. A arquiteta criadora não quis a arte que transcende a natureza, quis a expressão que com a natureza a magia comunga!
Matéria publicada na edição 27 da revista Gente que Faz