
Cruzeiristas estão mais jovens e com maior poder aquisitivo, aponta pesquisa
Publicado em 13 de março de 2025
Mudança é reflexo do crescimento de cruzeiros temáticos e oferta de experiências exclusivasO perfil do viajante de cruzeiros está se transformando, com um público cada vez mais jovem, de maior poder aquisitivo e preferindo viajar em família. Dados da CLIA no Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) mostram que em 2017, cruzeiristas acima dos 65 anos representavam 12,8% do total. Hoje, essa faixa etária responde por pouco mais de 6%. Além disso, o número de viajantes com rendimento superior a R$10 mil saltou de 21% para mais de 30% no mesmo período.
Esse crescimento do público das novas gerações no setor está atrelado ao aumento da oferta de cruzeiros temáticos. Cada vez mais artistas estão se dedicando a embarcar em navios para shows exclusivos. Em 2024, nomes como Ana Castela, Belo, Maiara & Maraísa e Marisa Monte levaram multidões ao alto-mar, refletindo o crescimento do mercado e o interesse dos mais jovens. Premiado como um dos melhores cruzeiros temáticos no Krooze Awards 2024, o Réveillon em Alto-Mar, também tem atraído um público diverso, em busca de unir lazer, entretenimento e uma celebração exclusiva.
Segundo a CLIA, a idade média dos cruzeiristas caiu de 45 para 44 anos e deve continuar a diminuir, especialmente com o crescente interesse da geração Z por cruzeiros. Para Paulo Papoy, CEO da Krooze, os cruzeiros antes eram vistos como opção para um público mais velho, mas essa realidade mudou, especialmente no Brasil. “Empresas como a PromoAção impulsionam essa transformação ao promover shows e eventos exclusivos a bordo, abrindo espaço para inovação. Além disso, uma estratégia seria levar influenciadores para experiências como meet & greets, workshops e desafios interativos. O entretenimento pode incluir escape rooms, simuladores de realidade virtual e E-Sports. Os navios também podem se adaptar com áreas instagramáveis, silent discos, festas sunset e bares personalizados.”, afirma Papoy.
Além dessa renovação no perfil etário, o mercado também testemunha a ascensão de um segmento premium. Cruzeiros de luxo, com embarcações menores e serviços exclusivos, estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Empresas internacionais como Regent Seven Seas, Crystal Cruises e Explora Journeys estão investindo fortemente nesse nicho, com o país se tornando um mercado-chave para essas ofertas sofisticadas.
As opções de luxo contam com navios menores, menos passageiros e serviços como jantares com chefs renomados e guias especializados. A demanda por experiências premium tem gerado um perfil de cruzeirista que busca mais do que um simples passeio – ele procura momentos únicos com exclusividade.
O crescimento acelerado do setor no Brasil reforça a expectativa de mais transformações no perfil do cruzeirista nos próximos anos. Outro relatório da CLIA mostrou que o número de viajantes de cruzeiro no Brasil cresceu 30% desde 2019, saltando de 567,5 mil para 740,5 mil passageiros. O índice brasileiro é muito maior que o crescimento global da indústria, que foi de apenas 7% no mesmo período. “O setor já oferece diversas atrações, o que pode impactar positivamente nesse crescimento, mas ainda há espaço para inovação. Quem investir em exclusividade, personalização e interatividade terá vantagem competitiva. Por exemplo, as excursões podem oferecer experiências radicais e diferentes, como visitas a hotspots alternativos e roteiros personalizados.”, comenta Papoy.
PARA NAVEGAR EM LUXO SEM PRECEDENTES, LEIA MAIS NA GENTE QUE FAZ:
https://gentequefaz.com/navegando-em-luxo-sem-precedentes/
A Krooze sendo essencial para a nova geração de cruzeiristas
A mudança no perfil dos viajantes de cruzeiros também reforça a importância de plataformas como a Krooze, a maior plataforma brasileira de vendas de cruzeiros. A tecnologia da empresa facilita a conexão entre companhias, operadoras e agências de viagem, garantindo que os consumidores encontrem a melhor experiência de acordo com seu perfil.
Neste Dia do Consumidor, a Krooze se destaca como uma aliada fundamental para os agentes de viagem, permitindo que ofereçam produtos mais personalizados e competitivos para um público em transformação. “Nosso papel é conectar consumidores exigentes a um mercado dinâmico, ajudando as agências a oferecerem experiências únicas de forma prática e eficiente. Temos como exemplo a tecnologia que pode facilitar a experiência com apps interativos e pulseiras inteligentes para pagamentos e acessos VIP”, conclui Papoy. Com um consumidor cada vez mais jovem e digital, a tecnologia se torna essencial para garantir a melhor experiência na compra de cruzeiros.
Sobre a Krooze
A Krooze é a maior plataforma brasileira de vendas de cruzeiros, conectando companhias a operadoras e agências de viagem. Em um único ambiente online, agrega informações atualizadas de diferentes companhias de cruzeiros otimizando, assim, o processo de orçamento e vendas para o agente de viagem.
Além disso, a Krooze também possui um portal de notícias que reúne as principais novidades sobre o mundo dos cruzeiros. São informações relevantes e atualizadas que fazem o viajante conhecer com mais profundidade esta modalidade de viagem.
Conteúdo recebido de Mariane Zendron, Ovo Ideias.
Tags relacionadas
Cruzeiros de luxocruzeiros jovenscruzeiros temáticoskroozeComente
Compartilhe!
POSTS RECENTES

Tecnologia e efeito natural para se sentir confiante na própria pele
O médico Vinícius Spironello dá vazão à sua expertise e paixão no segmento da beleza e do bem-estar em um endereço a 120km de Porto Alegre. Paralelo a isso, leva a gaúcha Medical San, uma das maiores fabricantes de equipamentos para estética e medicina estética do Brasil, além fronteiras Ao entrar no elegante consultório do […]
LEIA MAIS
Cruzeiristas estão mais jovens e com maior poder aquisitivo, aponta pesquisa
Mudança é reflexo do crescimento de cruzeiros temáticos e oferta de experiências exclusivas O perfil do viajante de cruzeiros está se transformando, com um público cada vez mais jovem, de maior poder aquisitivo e preferindo viajar em família. Dados da CLIA no Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) mostram que em 2017, cruzeiristas acima dos […]
LEIA MAIS
Estados da Região Sul recebem 73% a mais de turistas internacionais nos dois primeiros meses do ano
Foram 1.586.966 chegadas de viajantes vindos de fora nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina em janeiro e fevereiro de 2025 O turismo no Brasil vem crescendo de forma notável, com impactos visíveis em todas as regiões do país. Na Região Sul, nos meses de janeiro e fevereiro, o número […]
LEIA MAIS