Image

Travessuras que viraram doçura

Por Neiva Schneider

No Vale do Taquari, há quem se refira à empresa como “a dos guris”! É tanta a empatia com a comunidade, que desde o berço acarinha os jovens timoneiros da Docile, que esta relação de afago e afeto mantida em toda sua cadeia produtiva faz um séquito de colaboradores e amigos comemorem seus 20 anos de doçuras. Alexandre, Fernando e Ricardo souberam dar um invólucro muito mais encantador ao sabor que lá na infância, com seus avós, os conquistou. E cada vez mais há quem queira e deseje degustar com eles o sabor de suas próximas travessuras.

docile2-Família Nestor Heineck - Ricardo, Fernando, Nestor e Alexandre_

Sim, a doçura eles trazem no DNA! E, a cada lançamento, desembrulha-se um doce com o verdadeiro afeto que passa de geração em geração, mas também com o background de conhecimento de quem sabe o que faz. O primeiro ato da saborosa Docile teve suas cortinas abertas com os avós dos três empresários que, em seus tachos de cobre, no fogão a lenha, artesanalmente, faziam as balas que seriam embrulhadas, à noite, após o café, em volta da mesa, com os cinco filhos. Foi desta forma que Nestor Heineck aprendeu com seus pais, Irene e Natalício, a essência da perseverança e o resultado de um caldeirão que inebria com os aromas que empresta à vida. Ele, que aos 12 anos, num Ford 29, com carroceria de madeira, acompanhava o pai nas entregas de latas de bala nas casas de comércio ao longo de estradas de chão batido, transformou dificuldades em aprendizagem. E foi assim, com seu jeito afável de ser e na companhia também carinhosa e empreendedora de sua esposa Isolina, que perpassou os mesmos valores e uma boa carga de conhecimento e discernimento à terceira geração, contagiada pelo cheiro e sabor que outrora do tacho emanava.
Alexandre, Fernando e Ricardo foram criados para darem autonomia às suas vidas. A diversidade de suas aptidões e personalidades enriquece a linha diretiva que consagra a Docile como uma das maiores fabricantes de balas do Brasil, com uma produção mensal de 1,5 milhão de quilos, a maior produtora de pastilhas da América Latina e a segunda no ranking de balas de goma no Brasil. Alexandre responde pela área comercial, Fernando pela industrial e Ricardo pelas compras e marketing.
A empresa ocupa uma área de 40 mil m² em Lajeado, com 15 mil m² de área construída dentro dos mais exigentes padrões da indústria alimentícia. A atuação para além das fronteiras é corroborada pela Docile Nordeste, em Recife, que funciona como uma base estratégica para atender a toda a região nordeste do país e mercados internacionais. Recentemente, a Docile anunciou mais uma unidade fabril, a ser construída na Zona da Mata pernambucana, às margens da BR-232. A nova unidade, orçada em R$ 9 milhões, deve gerar 150 empregos na primeira fase e o início da produção está previsto para 2013.
Certificada com ISO 9001, a empresa também tem postura sustentável, comprometida com a natureza e a qualidade de vida. Com uma equipe formada por cerca de 500 colaboradores diretos, aposta em um dos seus principais valores: fazer bem feito e inovar sempre, oferecendo aos consumidores qualidade e magia. Nenhum resíduo na fábrica é jogado na natureza sem tratamento. A empresa tem um sistema de tratamento de 100% dos efluentes gerados, assim como o projeto luminotécnico das áreas de produção com lentes prismáticas e o reaproveitamento da água da chuva através da coleta no telhado dos prédios.
A utilização de diversas técnicas sustentáveis na construção dos produtos gera economia de energia e água da rede pública, além de melhorar a qualidade de vida. Contudo essas ações ainda não são suficientes. A preocupação com a comunidade é forte na empresa, que participa do programa Viva o Taquari Vivo, e, frequentemente, os colaboradores integram-se à coleta e separação do lixo acumulado às margens do rio Taquari.
Também um conselho de administração foi implantado para que se prime pelas boas práticas da governança corporativa.

docile1-Família Natalício Heineck - Nestor, Doris, Gerda, Carmen, Paulo, Ireni e Natalicio

Continua o gostinho de “quero mais”

“Entendemos que a nossa missão, mais do que simplesmente agregar novidades ao portfólio, é agregar diferença ao mercado”, afirma o diretor Ricardo Heineck. Claro, isso se faz com conhecimento, mas o verdadeiro encantamento se dá com paixão, com idealismo. E é com o rigor pelo detalhe e paixão que, a cada temporada, novos produtos, criativos e encantadores, surpreendem o paladar de consumidores os quais se distribuem em mais de 50 países nos cinco continentes.
Entre as novidades desta temporada, está a linha Doci Gummies – balas de gelatina – mais sofisticada, com sabores marcantes de frutas e embalagens temáticas, desenhadas com ilustração de grife. A nova linha acompanha as tendências internacionais do setor. O resultado é uma bala com textura mais macia, em cores vibrantes, aromas marcantes nos sabores uva, morango, tangerina, framboesa, limão, maçã verde, abacaxi e pêssego. As embalagens temáticas apresentam versões divertidas nos formatos de dentadura, boia salva-vida, minhoca, gomo, mix fruta, ursinho e chupeta. “As balas de gelatina são muito consumidas no mercado europeu. Buscamos atender a essa demanda oferecendo a alta qualidade dos nossos produtos, com embalagens superatrativas que encantam o consumidor”, afirma o diretor Ricardo.
Também está com identidade visual renovada a linha Minty, que também ganha três novos sabores: cereja, menta fresh e fruit. As tradicionais pastilhas contam com os sucessos Minty, Mini Minty e Rolly Minty. A Rolly Minty Fruit e a goma de mascar Cléx, recentemente lançada, também podem ser encontradas no formato flow pack, embalado individualmente e ideal para ser levado no bolso.
Com casquinha crocante, gomas super-macias e recheadas, a família dos chicles de bola Zoah! ganhou mais um integrante, em formato de bolinha. Com tecnologia de ponta e elaborado com aroma de alta qualidade, o delicioso chicle de bola é feito no consagrado sabor tutti-frutti. Para acompanhar o sucesso, os cinco toys da família Zoah! estampam as embalagens, deixando-as muito divertidas.



Comente



Compartilhe!




POSTS RECENTES

Image

Suave é a noite

  “Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão.” Carlos Drummond de Andrade Domingo fui a uma “clínica de repouso”, numabairro nobre de Porto Alegre, visitar minha ex-sogra que reside lá. Meu filho já havia me alertado de que não existe “ex-sogra” e que esse vínculo eterno para surpresa minha e de outras […]

LEIA MAIS
Image

Marcelo Rosenbaum vem para a Construmóbil 2017

Ao propor o tema Economia Colaborativa, a Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil 2017 busca estimular ações e debates sobre as novas relações de consumo. E para abordar as ferramentas que geram transformação, a feira confirma a palestra Design Essencial, com o renomado designer Marcelo Rosenbaum. Agendado para […]

LEIA MAIS
Image

SOMAR é reconhecida com o BrazilQualitySummit 2017

  A gaúcha SOMAR está no topo do ranking nacional da mineração de areia e em 25º lugar no ranking geral das mineradoras brasileiras Um dos mais importantes anuários do País – a Revista Minérios&Minerales, que em 2016 completou 40 anos de publicação ininterrupta, apontou a SOMAR – Sociedade Mineradora no topo do ranking nacional […]

LEIA MAIS