Kenoa, com sotaque português e sobrenome alagoano

No Kenoa, o paraíso dialoga com a natureza e a exclusividade. Sim, o paraíso tem endereço certo

A apenas 30 km de Maceió, encontramos um referencial de hotelaria que, sem dúvidas, desafia o segmento no nosso país. Pedro Marques, empresário português e CEO do resort, foi pioneiro ao apostar no conceito eco-chic design no Brasil.

 181fab_c778965af91447b1b5a5d82ed26e3c8c

 Já havíamos nos inteirado um pouco sobre o que encontraríamos, mas durante os três dias em que lá estivemos, íamos sendo surpreendidos aos poucos. Aliás, a excelência inicia na reserva, com um formulário a ser preenchido com detalhes como ritmo musical preferido. Um dia antes da chegada, um telefonema de boas-vindas é recebido.  Assim como a natureza nos presenteia em luas, o Kenoa apresenta a cada dia estrofe seguinte de sua poesia.

181fab_3e8451098dea4d048c88e093615c0d8e

“A partir de agora, vai ser difícil encontrar hotel que me satisfaça”, comentou um hóspede com quem interagimos.

181fab_a93237ea0e8e4b5794b2918af6e3c38d

“Nossa proposta é pioneira no Brasil e segue a tendência mundialmente em voga da arquitetura hoteleira atual. Reúne o que há demais moderno em conforto e decoração, ao mesmo tempo que torna o ambiente mais intimista, privado e personalizado. Tudo isto com uma alta preocupação ecológica, ambiental e social. Por esses motivos e pelo cuidado no atendimento autêntico, o hotel se consolidou no mercado e é hoje uma referência”, afirma Pedro Marques, CEO do Kenoa Resort.

 Ao chegar no endereço discreto, não imaginamos o que se descortina. O santuário privado nos recebe com o frescor de um coquetel servido pelo atencioso José Maria e com o bem receber de Renata. E então, detalhes revelam uma arquitetura surpreendente de Osvaldo Tenório, que elegeu madeira e metal rústico, paredes de pedra ou argamassa natural, palha, troncos de eucalipto de reflorestamento, janelões com vistas à prodiga natureza. A identidade eco-chic do resort ora conversa com a Mata Atlântica, ora com o azul-turquesa do oceano.

É então que descobrimos o equilíbrio, quase um santuário, no caminho à suíte. Confortáveis camas imaculadamente brancas e a dança das palmeiras em um perfeito tapete verde pedem para contemplar: à frente, duas piscinas de borda infinita revestidas de pedra e debruçadas ao mar de azul profundo. O staff de serviço, com uniformes em algodão natural e de estilo despojado, é discreto e sensível a qualquer necessidade do hóspede.

181fab_345241f3322642c7820929e36a6bd0e6

O cenário irretocável nos leva à suíte 18. No complexo todo, há 23 suítes de cinco categorias diferentes, todas com vista para o mar e algumas com acesso exclusivo à praia. Há unidades com piscinas privativas e outras com ofurô.  Lembram que respondemos ao questionário mencionando nosso estilo musical preferido? Pois era o que tocava quando entramos neste paraíso com vista para a reserva natural e, ao fundo, o mar. Flores sobre a cama, portfólio de filmes à disposição, surpresa gourmet à tarde e à noite ao chegar no quarto, banheiro divino com um maravilhoso chuveiro incrustado na madeira e ladeado por areia, pedra, madeira, luz e natureza.

181fab_15a40bbe4ac849eea5ca42bb74dcc969

 

 

 

 

181fab_2d5fae66f6dd42a591a1ef905ab25fdb

181fab_5222733cd69741ab9e403b65f50eb6bf

Localizado apenas a 30 Km de Maceio, Alagoas, na Barra de São Miguel, o KENOA Resort tem projeto assinado pelo arquiteto Osvaldo Tenório. Destacam-se formas primitivas e essências naturais, que ajudam a criar sua identidade única, privilegiando cores, texturas e aromas. O resultado é um eco-chic design resort, que proporciona uma experiência inesquecível.

O carinho e o cuidado com todos os hóspedes são surpreendentes. Se for o dia de seu aniversário, todos os funcionários o cumprimentarão. O seu suco predileto – seja laranja com berinjela, maracujá com manga e hortelã ou outro –  será servido no café da manhã e seus desejos, com a simples menção no dia ou horário seguinte já serão satisfeitos. E onde a contemplação vira regra, inclusive o SPA, com produtos Germain e Shiseido, convida às melhores experiências. A massagem Wako Kenoa, unindo estímulos e leveza e tendo como base a dança e seus movimentos rítmicos, é perfeita para casais que desejam uma experiência sensorial ao máximo. E se deliciando com este momento no final do dia, nosso próximo tempo foi no terraço do complexo, a nove metros de altura, transformado em lounge no entardecer, com uma indescritível vista. E é bom demais guardar todas essas sensações na retina.

Experiências gourmet

181fab_ef66b7d87ae442e4beaf2af05b5f47e6

Um coquetel, geleias produzidas com carinho, décor esmerado um dia com pimenta e outro com acerola sobre as mesas com toalhas de renda filé, somam-se às indulgências da boa mesa apresentadas pela equipe que conduz cardápio do chef César Santos – à frente do famoso restaurante Oficina do Sabor, de Olinda –  no restaurante Kaamo. De Portugal, trouxeram a cataplana (panela de cobre em formato oval) e nela são produzidas receitas levando frutos do mar, pimentões multicores, leite de coco e cheiro verde, que se somam aos acompanhamentos, purê de banana, farofa de camarão seco e arroz de brócolis. Mais um detalhe de sustentabilidade é percebido no restaurante, guardanapos e toalhas de linho são dispostas com arte sem necessitar serem passadas.

 

181fab_0475936ce40c437e92f65d51ba875a32

Passeios exclusivos

Vontade de deixar este paraíso não dá. Mas tentados somos, pois um portfólio de atividades proposto pelo hotel convida a programas imperdíveis, como visitar a comunidade produtora de ostras Vila Palateia, a apenas 5 quilômetros do hotel, embarcar em canoas nativas de madeira até as áreas de cultivo do molusco na Lagoa do Roteiro, cercada de manguezais e de Mata Atlântica. Ainda no barco e também depois do passeio, no wine bar do hotel, os hóspedes vão saborear as ostras em todo seu frescor.

O cenário é cinematográfico. Um santuário em localização privilegiada, em Barra de São Miguel, onde a temperatura raramente chega abaixo de 20ºC, com máximas de 32º em janeiro. O paraíso eco-chic reserva a beleza selvagem da Mata Atlântica e o azul turquesa do mar.

181fab_043438021456480e8874f757171d861a

A preocupação ambiental é uma forte prioridade do Kenoa. O hotel utiliza energia solar para aquecimento de toda a água, LEDs para iluminação, reflorestamento da mata nativa, utilização de flora local no paisagismo e de materiais de reflorestamento, uso de pedras naturais em substituição a materiais industrializados, dentre outros diferenciais.

181fab_1fc03ec4dccc47a99ff623febe7675ce

Conforto e exclusividade em apenas 23 quartos, com 5 tipos de habitações que variam de 45 m² a 200 m², algumas com acesso exclusivo à praia e também incluindo piscina ou ofurô privativa.

Ronaldo, chef residente, e Pedro Andrade, subchef, ocupam-se com esmero na apresentação dos pratos do Kaamo. Nos confins deste paraíso, a panela portuguesa cataplana tem sua vez em terra brasileira. Conforme eles, a ideia partiu da matriarca da família Marques. Maria Fernanda é uma antiga devota do utensílio em cobre e em forma de disco voador, que proporciona ainda mais sabor à excelência do menu. Com os olhos, sim, mas saboreie conosco a cataplana Kaamo e o ápice deste jantar, tapioca do chef, surpresa de chocolate e mousse de coco na água de coco e sorvete de creme e de tapioca.

 

Veja mais em http://www.kenoaresort.com/

Em cinco anos, o Kenoa ganhou diversos prêmios, alguns de publicações nacionais e internacionais: Top 10 Best Romantic Hotels Worldwide (EUA); Hotel & Lodge – Top 3 World Resort (França); It List – Travel & Leisure – Best New Hotels in the World (EUA); Tatler – TravelGuide – 101 Best Hotels in the World (Inglaterra); madebyoriginals – Beauty and the Beach (Alemanha); Harper’s Bazaar– The Hotlist – Latin American Finest Retreats (Inglaterra); Le Miami – Sexiest Hotel (EUA); Société Perrier – As 10 Piscinas mais lindas do Brasil (Brasil); Portugal dos Sabores – Ano de Portugal no Brasil – Revista Prazeres da Mesa (Brasil).

 

Por Neiva Schneider



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Mostra Elite Design envolve 80 profissionais e abraça o Guaíba

Um projeto que abraça o rio Guaíba e valoriza sua paisagem deslumbrante, promovendo um intercâmbio cultural entre a Capital gaúcha e 48 ambientes planejados em 3 mil metros quadrados de arquitetura, design de interiores, decoração e paisagismo de alto padrão. Assim está sendo a Mostra EliteDesign que conta com a experiência do arquiteto Cezar Etienne de Araújo, sócio-diretor do escritório Zarpellon […]

LEIA MAIS
Image

Carmen Ferrão personifica a máxima “paixão pelo que faz”

A Superintendente de uma das maiores redes do varejo nacional segue reinventando a empresa criada pelo pai, Lins Ferrão, agora com os pés fincados também na gestão online. Para ela, a maior certeza é aquela que bem do coração, da paixão  Carmen Ferrão não para. Com paixão, ela dirige, junto aos irmãos e primos, o […]

LEIA MAIS
Image

Dall’Agnol R. Júnior, uma questão de admiração

Ele é consagrado, assina projetos arrojados e inovadores, em seus mais de 25 anos de arquitetura e decoração já recebeu diversos prêmios, foi tantas vezes quanto inédito em Casa Cor – quem não lembra a Black Box, o Hammam, a Capela, o Acqua Theater e sua Dance House – só para citar o que rapidamente […]

LEIA MAIS