Image

SOMAR é reconhecida com o BrazilQualitySummit 2017

 

A gaúcha SOMAR está no topo do ranking nacional da mineração de areia e em 25º lugar no ranking geral das mineradoras brasileiras

Um dos mais importantes anuários do País – a Revista Minérios&Minerales, que em 2016 completou 40 anos de publicação ininterrupta, apontou a SOMAR – Sociedade Mineradora no topo do ranking nacional da mineração de areia, com uma produção anual de 3,2 milhões de toneladas em 2015. A publicação classificou a empresa gaúcha, em 25º lugar no ranking geral das mineradoras brasileiras.  O documento também informa investimentos de R$ 1 milhão, distribuídos em diferentes áreas, tais como exploração geológica, Tecnologia da Informação e Segurança.

Este desempenho, somado a uma série de atividades inovadoras na área ambiental, além de raras certificações conquistadas no segmento da mineração de areia – as ISOS 14001 e 9001, trouxe para a SOMAR um novo prêmio da internacional BrazilQualitySummit 2017. Nesta edição, a rodada de conferências da instituição teve como tema Propósito 2017: Reputação Corporativa, Qualidade Total e Criação de Valores nas Empresas.    

“Existem empresas que são conscientes sobre o papel que interpretam na sociedade e a responsabilidade que suporta a geração de oportunidades para seu desenvolvimento, as quais além de realizar ações que procuram reforçar a qualidade em cada um de seus grupos de interesse, continuam cumprindo os requerimentos impostos do mercado para obter um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a Latin American QualityInstitute (LAQI) ressalta a participação de SOMAR – SOCIEDADE MINERADORA LTDA em uma nova edição do BrazilQualitySummit, onde foram reconhecidas com o Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2017 por sua destacada atividade empresarial sob as diretrizes do modelo LAEM, da LAQI”, disse o CEO da instituição, Daniel Maximilian da Costa.

Durante a tarde de palestras em São Paulo, os empresários ouviram o especialista em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Luiz Eduardo Neves Loureiro. Em sua fala sobre GESTÃO DE TALENTO HUMANO E SUA INFLUÊNCIA NA REPUTAÇÃO CORPORATIVA, Loureiro afirmou que o elemento humano é o único e verdadeiro diferencial das empresas de alta performance.

A segunda palestra versou sobre VALOR NAS EMPRESAS: MARKETING RESPONSÁVEL E SEU IMPACTO NA REPUTAÇÃO CORPORATIVA, proferida pelo jornalista ambiental DAL MARCONDES, presidente do Instituto Envolverde e da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e consultor do Centro SEBRAE de Sustentabilidade.  Em QUALIDADE TOTAL:  ÉTICA E RSE COMO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA A REPUTAÇÃO CORPORATIVA, o palestrante foi Marcus Nakagawa, professor da Graduação e MBA da ESPM nas questões de ética, empreendedorismo, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo social e Terceiro Setor.

Dedico este troféu à nossa equipe, razão de chegar onde chegamos”, diz Veronica Della Mea, diretora executiva e filha do fundador da empresa, Vitor Della Mea.

O encontro encerrou com uma dinâmica de grupo que tratou sobre  A IMPORTÂNCIA DO LÍDER NA CULTURA EMPRESARIAL E SEU IMPACTO NA REPUTAÇÃO e  com as orientações do palestrante internacional Mauricio Louzada,  ouvido  por mais de 1 milhão de pessoas em 12 países. “Nesses tempos difíceis de hoje, manter uma empresa aberta, pagando os seus funcionários em dia e todos os encargos, já é um triunfo. Estar recebendo este prêmio, é outro triunfo que nos deixa muito orgulhosos. Dedico este troféu à nossa equipe, razão de chegar onde chegamos”, diz Veronica Della Mea, diretora executiva e filha do fundador da empresa, Vitor Della Mea.

Mais sobre a Latin American QualityInstitute

A Latin American QualityInstitute é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada na Cidade do Panamá no ano de 2001. Seu principal objetivo é o incentivo e apoio à competitividade das empresas e organizações latino-americanas. É qualificada como a instituição mais ampla no que se refere ao desenvolvimento de normas e padrões de qualidade[1] na América Latina e uma das mais importantes do gênero no mundo. A organização controla programas de reconhecimento para fomentar nas companhias a utilização de sistemas eficazes em seus processos.

A LAQI foi escolhida pela UN como aliada estratégica na região, através da aplicação dos projetos Global Compact y PRME (Principles for Responsible Management Education), ambos pertencentes à Organização das Nações Unidas. A sede central da LAQI está localizada na Cidade do Panamá – Panamá. Todos os anos a instituição organiza o evento Latin American QualityAwards, o qual ocorre no mês de novembro, além de conferências em 17 países, denominadas QualitySummit.

Mais sobre a SOMAR

A SOMAR, é a maior mineradora de areia do Brasil.  Produz há mais de 30 anos em uma jazida de 22 quilômetros contínuos no Baixo Rio Jacuí, entre os municípios de Charqueadas, São Jerônimo e Triunfo para abastecer o setor da construção civil de Porto Alegre e Região Metropolitana. Em  2015,  recebeu uma certificação rara em sua área de atuação: a ISO 14001, conferida pelo INMETRO e pela britânica UKAS – United KingdomAccreditation Service, dois importantes carimbos de aprovação internacional das suas políticas, metas e programas de melhores práticas de proteção ambiental.

Outra conquista, obtida no mesmo período, foi a ISO 9001, também assinada pelas duas instituições, desta vez com foco na qualidade e transparência do sistema de gestão da empresa.  A sua trajetória de aproveitamento de jazidas minerais no Rio Grande do Sul foi iniciada em 1976, com a razão social de Sociedade Mineradora Arroio dos Ratos Ltda, e em agosto de 1984, a empresa inicia as atividades de mineração de areia no leito do rio Jacuí (RS). Foi a primeira empresa do Brasil a implantar, em 2008, o uso de GPS em todas as dragas que operam em sua jazida, possibilitando que as operações sejam monitoradas 24 horas por dia pela FEPAM e outros órgãos governamentais que podem, remotamente, suspender as atividades em caso de irregularidades.

Também se destacou pelo seu pioneirismo em disponibilizar em seu site mais de 100 estudos técnicos sobre as áreas de influência direta e indireta de suas operações realizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Entre as pesquisas, desenvolvidas estão estudos de grande relevância ambiental como o de Levantamento da Mata Ciliar, o Monitoramento da Ictiofauna, o Monitoramento da Fauna Pulmonada, Qualidade da Água, Monitoramento dos Organismos Aquáticos, Nível Diário da Água do rio Jacuí e etc.

Essa e outras ações de sustentabilidade trouxeram para a SOMAR, pela terceira vez consecutiva (2014/2015/2016), um dos mais importantes prêmios de sustentabilidade do País:  o Selo Verde do Prêmio Socioambiental Chico Mendes.

Entre as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela SOMAR, estão o Projeto Elo Verde, uma parceria com o Comitê da Bacia do Baixo Jacuí para o replantio da mata nativa nas regiões ribeirinhas dos  municípios que integram a bacia hidrográfica, e o Projeto Margens Vivas, um estímulo a conscientização ambiental e ao plantio de mudas nativas em áreas públicas e mata ciliar na região do rio Jacuí. A iniciativa possibilitou a criação do primeiro arboretodidático do país em uma escola, no Instituto Estadual de Educação São Jerônimo.



Comente



Compartilhe!




POSTS RECENTES

Image

Zuma NYC, um dos asiáticos mais famosos do mundo

Cada vez mais estrela na constelação dos restaurantes japoneses contemporâneos Famosérrimo, original de Londres e com filiais em cidades cosmopolitas como Nova York, Dubai, Abu Dhabi, Istambul, Hong Kong, Bangkok e Miami, tem estilo moderno e pratos para compartilhar.  Foi a unidade novaiorquina de um dos mais famosos asiáticos do mundo nosso destino num domingo […]

LEIA MAIS
Image

Sabedoria e técnica na taça

Há um lugar que se sobressai pela combinação peculiar de paisagem, desenho, arte e gastronomia. É impactante! Muito perto do Vale de Colchagua, o que primeiro avistamos ao estarmos próximos de nosso destino, em Millahue (que curiosamente significa “lugar de ouro” na língua indígena local), desafia nosso olhar. Já conhecíamos as iniciativas hoteleiras do arrojado […]

LEIA MAIS
Image

Suave é a noite

  “Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão.” Carlos Drummond de Andrade Domingo fui a uma “clínica de repouso”, numabairro nobre de Porto Alegre, visitar minha ex-sogra que reside lá. Meu filho já havia me alertado de que não existe “ex-sogra” e que esse vínculo eterno para surpresa minha e de outras […]

LEIA MAIS