Para Lívia, morar é viver

O trabalho de Lívia Marcantônio Bortoncello é resultado da alquimia perfeita entre sua história, sua sensibilidade e uma fina harmonia

Há quem diga que o êxito de sua carreira resulta de sua perseverança e responsabilidade em tudo o que faz. Há quem afirme que seja pela sua personalidade tranquila e firme. Há quem associe ao seu talento e sua paixão em exercer a profissão, desde sua formação em arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há quem credite seu sucesso ao constante aprimoramento e incomparável ética empresarial. A certeza que temos é que somos plateia atenta aos espaços que esta protagonista gaúcha da arquitetura descortina numa sintonia fina. Acompanhando-a nas redes sociais, é inevitável afirmar que seu trabalho é resultado da alquimia perfeita entre sua história, sua sensibilidade e uma fina harmonia.

No sul, seu nome é proa, é afinação, é de uma sofisticada intérprete da arquitetura. Livia Marcantônio Bortoncello parece transpor como ninguém seu storytelling de elegância para o seu trabalho. Como que a bordo de haute couture, ela traduz o desejo de seus seletos clientes, em residências, condomínios, apartamentos, escritórios ou iates.

Laura Wodke Viana de Carvalho, Lívia Bortoncello e Mariana Marcantônio

Livia recebe a ideia e quando vemos suas obras-primas, temos a certeza de que com sua equipe interpretou uma história contundente em cada peça da camerata. Em outras palavras, ditas pelo arquiteto alemão Mies van der Rohe, “Deus está nos detalhes.”  Detalhes que remetem à primeira-classe, sem rótulos ou achaques, às vezes incólumes às efemeridades ditadas pelo mercado, que exigem da profissional olhos de lince para os códigos atemporais do conforto alinhavados com as particularidades do morador.

Nada disso é difícil para a profissional que, desde a sua formação e especialização no Henning Larsens Tegnestue, em Copenhague, na Dinamarca, fundamenta seu trabalho, há mais de duas décadas, com absoluto equilíbrio para moradores que evocam memórias afetivas, boas seleções de mobiliário e peças de arte. Todos delicadamente curados por Lívia, por Mariana Marcantônio e por Laura Wodtke Viana de Carvalho, arquitetas associadas ao seu escritório.

Aqui, nos projetos que pinçamos para falar de seu ofício, não poderia ser diferente. Qualquer esteta que se preze reconhece ao bater os olhos, estrelas do design nacional, marcenaria artesanal de exímia qualidade, construção com rigor, natureza que, de fato, escolta e protege a morada, com o projeto entrelaçado pelo paisagismo, elemento responsável por imprimir frescor, vida e serenidade ao morar. Com projetos assinados no Brasil e no exterior, quando projeta casas, são muito mais do que residências o que apresenta, são lugares que os moradores podem chamar de “lar, doce lar”. Quando projeta escritórios ou empreendimentos comerciais, suas soluções são personalité, de robustez visual e prática. Vem com a gente interpretar a jornada desta arquiteta que o sul consagrou e o Brasil reconhece.

Casa de verão

Fotos Sérgio Vergara

A residência de 400m² foi projetada para um casal e seus dois filhos, em condomínio fechado no litoral norte do Rio Grande do Sul. Na arquitetura, a inspiração veio das townhouses americanas, com a fachada de linhas contemporâneas exibindo a textura rústica encontrada nos tijolos de origem uruguaia. A execução da construção vem com a assinatura da Moscheta Engenharia.

O resultado traz um belo contraste com toldos, marcenaria e aberturas especialmente detalhadas em pvc e também na cor preta, estas da Esquadrias Prata, na residência que se volta ao lago e que teve seu paisagismo desenvolvido por Fernando Thum, com o cuidado de que todos seus espaços possam ser desfrutados.

O projeto de interiores também vem assinado pela arquiteta e sua equipe, que abusam da marcenaria ebanizada, de tecidos brancos e pretos com detalhes em azul turquesa, nas áreas amplas e na sala de estar com pé direto duplo no ambiente da lareira. A cozinha é integrada à área social, uma premissa de projeto, permitindo um convívio maior da família nos períodos de férias de verão.

Dentre os fornecedores: Construtora Moschetta, Fernando Thunm Paisagismo, Esquadrias Prata e Bó Jeito de Morar

 

Escritório de empresa familiar 

A ideia era um ambiente descontraído e confortável para trabalho. Parte da laje foi deixada aparente, com eletro calhas para iluminação. Em certos pontos, revestimento em marcenaria contrasta com paredes com textura em concreto. O mobiliário sob medida do lavabo, da copa e da recepção é assinado pela marcenaria Divina Presença.

Na sala de reuniões, uma mesa em madeira,  com acabamento rústico, faz o centro. No espaço de trabalho, além das duas mesas, há um estar para conversas mais descontraídas.

A recepção conta com uma pequena copa/ bar e para dividir os espaços, a opção se deu por divisórias com persianas entre vidros, permitindo luminosidade, transparência e privacidade quando necessário.  Puff e poltronas giratórias, sofá, aparador e mesa de centro são Gobbi Novelle.

 

Dentre os fornecedores: Gobbi Novelle e Marcenaria Divina Presença

Livia Bortoncello Arquitetos Associados

(51)3342-2600 ou 3342-2409

Av. Carlos Gomes, 700/1014

contato@liviabortoncello.arq.br

www.liviabortoncello.arq.br

 

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

The Leading Hotels of the World promove Roadshow Porto Alegre

A The Leading Hotels of the World realizou, na última quinta-feira (5/9), um roadshow para profissionais do turismo na cidade de Porto Alegre. A iniciativa foi parte da semana de eventos promovida pela associação para apresentar as novidades e os atrativos às principais agências e operadoras de viagem de Rio Grande do Sul. Os participantes […]

LEIA MAIS
Image

Onde Miami é ‘superb’

Só no lobby do endereço você já tem mais de 50 milhões de dólares em obras de arte. Aqui o viés superficial tem sido dado com arte exponencial.  De um quê de empreendedorismo, o lugar é o must stay de Miami Há lugares que parecem carregar um toque de Midas! Sempre se transformam, a cada […]

LEIA MAIS
Image

Para Lívia, morar é viver

O trabalho de Lívia Marcantônio Bortoncello é resultado da alquimia perfeita entre sua história, sua sensibilidade e uma fina harmonia Há quem diga que o êxito de sua carreira resulta de sua perseverança e responsabilidade em tudo o que faz. Há quem afirme que seja pela sua personalidade tranquila e firme. Há quem associe ao […]

LEIA MAIS