Off road em família

Eles adoram pegar a estrada com seus veículos 4×4. São loucos por viagens com uma certa dose de adrenalina e muita diversão: cruzam passos, rios, lagoas, andam no barro, no gelo e na neve. Pensa que esse é um hobby de uma turma só de homens ou de mulheres aventureiras? Que nada! Esse é um programa de família

Uspallata, Argentina

Há quatro anos, um grupo de gaúchos se encontra para passeios curtos, de um ou dois dias pelo Estado, até expedições mais longas, de quase duas semanas pela América do Sul. Quem puxa o comboio é o empresário Rodrigo Eckert, que já foi jipeiro e teve a ideia de transformar uma de suas paixões em um negócio: uma agência de viagens especializada em roteiros para veículos off road.

“Em 2013, percorri diversas partes do Rio Grande do Sul para conhecer lugares e mapear cidades com esse potencial, explorando estradas alternativas, mais desafiadoras e sempre procurando uma paisagem mais interessante. Formatei oito rotas e no ano seguinte lancei o site Caminhos 4×4 RS”, lembra Eckert.

Nessas andanças pelo interior, um dos “achados” foi São José do Herval, onde descobriu uma gruta incrustada num paredão de rocha e cercada por natureza exuberante. As redondezas desse ponto turístico são uma atração à parte, já que há possibilidade de cruzar com os veículos por três passos (partes mais rasas de um arroio).

Deserto do Atacama, Chile

Eckert lança duas programações por mês e calcula que já tenha organizado mais de 110 eventos, reunindo aventureiros de todas as idades. Ele, por exemplo, viaja com a esposa, Débora Caumo Eckert, e com a filha Sofia, 6 anos. A família vai na frente e se comunica com as outras via rádio, alertando sobre os perigos na estrada, como curvas fechadas, acidentes ou animais na pista. E para aumentar a segurança da turma, tem uma regra básica que deve ser respeitada: motoristas e acompanhantes não podem consumir bebidas alcoólicas durante o trajeto.

Valle nevado, Chile

A proposta conquistou o empresário Eduardo Perrone Ricalde, de Canoas, que acompanha o grupo desde as primeiras saídas. Pega a estrada com a esposa Simone
e os filhos Guilherme, 4 anos, e Leonardo, 11 anos.

“Gosto de andar de moto, mas é um hobby mais solitário. Nesses passeios consigo fazer algo tão legal quanto as trilhas, com a companhia da família. E o curioso é ver a influência disso para as crianças. Meu filho menor só quer saber de brincar com seus carrinhos no barro”, observa Ricalde.

São Francisco de Paula, RS

Ele conta que conheceram pontos muito próximos, num raio de 100 quilômetros da sua cidade, que nem imaginavam que existiam, com desfiladeiros e cachoeiras. Também não tinham noção de que seu carro seria capaz de fazer algumas travessias bem impactantes na água, como em Cambará do Sul e em Bojuru – distrito de São José do Norte.

“Além de visitar lugares fascinantes, posso fazer essas aventuras em segurança com a minha família, pois no grupo temos toda a assistência necessária”, analisa o empresário.

Laguna, SC


Deserto do Atacama

A última expedição internacional foi em julho, para o Deserto do Atacama, no Chile, com 12 veículos.

“Quando saímos de casa já começa o passeio. Vamos sem pressa, passando por lugares que nos proporcionam muito contato com a natureza”, relata Adir Antonio Danieli, que viajou com a esposa Sueli e os filhos Gustavo, 23 anos, e Laura, 16 anos.

Partindo de Lajeado, eles percorreram 2,2 mil quilômetros até o destino final. Foram quatro dias de ida, quatro lá e mais quatro de volta.

“Quem viaja conosco tem a intenção de conhecer lugares diferentes do turismo convencional. Se você for de avião até a capital Santiago, não irá passar pela Cordilheira dos Andes. E nós chegamos a fazer até cinco paradas na cordilheira, para contemplar a paisagem e nos divertirmos na neve. Assim aproveitamos bastante o caminho, que é fantástico”, conta Eckert.

Na cidade de San Pedro de Atacama visitaram a área central, onde apenas a rua principal é calçada. Nas construções predomina a cor de barro, como forma de preservação da identidade local. No roteiro pela região, passaram por inúmeras atrações naturais, como o Salar de Atacama e o Salinas Grandes, que são dois desertos de sal; o Vale da Lua, com terreno que se assemelha ao solo lunar, e tem os Gêiseres del Tatio; a Laguna Cejar, com altíssimo teor de sal, permitindo que tudo flutue sem esforço; e as Termas de Puritama, que ficam no meio das rochas e conservam a água a 380C. Sem contar os pontos turísticos históricos, como as ruínas Pukara de Quitor, e aqueles com destaque para a culinária regional, como o povoado de Machuca, onde podem ser degustados espetinhos de lhama e empanadas de queijo de cabra.


Próximos destinos

A próxima grande viagem será no final de agosto, para o Vale Nevado, no Chile. Evanice e Volnei Jorge Hollas, de Caxias do Sul, preparam-se para repetir a expedição com o grupo. Desta vez junto com os filhos Volnei, 12 anos, e João, 9 anos, que estão cheios de expectativa para brincar na neve.

“Vamos levar as correntes para colocar ao redor dos pneus, para quebrar o gelo na estrada. É um item de segurança mas que também já garante a diversão”, antecipa Hollas.

Para ele, tão importante quanto o passeio são as parcerias e amizades que se formam no caminho, fazendo com que uma viagem longa não se torne cansativa: “Às vezes a gente se dá conta de que estamos juntos há dois dias mas parece que nos conhecemos há anos”.

Ainda este ano, o Caminhos 4×4 RS já tem agendados os seguintes roteiros: Caminhos do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (15 e 16/09), Expedição Cassino ao Chuí (12 a 14/10), Termas Del Arapey, no Uruguai (15 a 18/11), e Patagônia, na Argentina (27/12 a 07/01).

Por Josiane Weschenfelder Rotta

Publicado na edição 40 da revista Gente que Faz

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Sobre amigos, viagens e fotografia

Felipe Manfroi, um dos talentos da fotografia gaúcha, tem apontado suas lentes para destinos como a Patagônia, o Atacama e os Andes. Na carona, começou a levar pessoas interessadas não só em viajar, mas em aprender um pouco mais sobre a arte que ele tanto ama. Assim surgiram, no ano passado, as expedições fotográficas Uma […]

LEIA MAIS
Image

Luxo é a união da ética com a estética

Dinheiro ou status? Nenhum dos dois. Para o diretor criativo da Osklen, Oskar Metsavaht, ter em mãos um objeto desejado por muitos é estar comprometido com questões além das coisas materiais O século XXI é marcado pela defesa de várias bandeiras ao redor do mundo, mas uma em especial se sobressai: a natureza. Afinal de […]

LEIA MAIS
Image

Como é se hospedar num resort all-inclusive

Os resorts all-inclusive são excelentes opções de hospedagem em destinos de praia, mas muitas pessoas pensam que são apenas hotéis mais caros e luxuosos   Segundo a Abreu Turismo, especialista em levar turistas aos melhores destinos ao redor do globo, eles se enquadram em uma categoria diferente de hospedagem, que oferece o maior nível de […]

LEIA MAIS