Não esqueça…



Texto | Romério Gaspar Schrammel*

Nesta vida, pode-se aprender três coisas de uma criança:
estar sempre alegre, nunca ficar inativo
e chorar com força por tudo o que se quer.
Paulo Leminski

Em você, há alguém muito especial. Os tempos, os compromissos, até mesmo nossas parcerias fazem-nos esquecer dela. Conselhos importantes recebemos todos os dias, mas já não os ouvimos por pensarmos que ouvir não é para nossa idade. Tudo flui tão intensamente, tão maravilhosamente bem, que a euforia overdosou.

Quer ser adulto. Isso um dia acontece. Aconteceu. Agora tudo pode. Tudo. Quase tudo. Já não ouve que alguém clama, grita. Feliz, agora…adulto. Tem compromissos. Compromisso é coisa muito sério. Adulto, não entende. Alguns não assumem.

Levantar cedo. Reuniões. Reuniões e reuniões. Reúne-se com muitos…todos acreditando no que pode não ser. Ou será? São os compromissos. Todos à sua volta acreditam…nos compromissos. Reúne…não decide. Nada simples.

A beleza está nas coisas simples. Simples é tudo o que você não quer ouvir, nem ser…parece não convencer.

Então…um dia…quando parece o mundo ter conquistado…descobre-se esquecido…lembra-se do não-vivido. Quer voltar no tempo.

O momento. Ninguém sabe, mas alguma coisa fez você parar. Parar para repensar. Repensar o seu trabalho. Repensar suas relações. Repensar para dizer que há necessidade de mudar. Mudar porque decidiu pela felicidade. Você decidiu pela qualidade de vida. Simples…

A criança que há em você tem rugas, mas quer brincar, cantar, correr, dormir, sonhar…

Não esqueça…

…deixe viver a criança que há em você;

…conhecimentos inúteis sufocam o espírito da criança;

…ser é o único valor que podemos dar à criança;

…todos iniciamos criança;       

…não envergonhe a criança em você;

…acorde todas as manhãs para brincar com a criança que há em você.

Sorte nossa, podemos sentar, conversar, refletir…talvez, retornar. Nunca é tarde, porque, como Fernando Pessoa, também a deixei ali quando vim a ser quem sou. Hoje fui buscar quem fui onde ficou.

*Romério Gaspar Schrammel é professor, graduado em Letras, Português/Alemão – UNISINOS/RS; Ausländerpädagogik/Erziehungswissenschaft – Freiburg/Alemanha; Pós-Graduação em Linguística do Texto – UNISINOS; Mestrado em Linguística Aplicada– PUC/RS; Bacharelado em Administração Escolar – EST/SETREM/RS; diretor da Revi$e, prof. no Ceat e CMB.

                                                                              revise@revise-rs.com.br

Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!




POSTS RECENTES

Image

Zico apita para solidariedade

Endeusado especialmente por japoneses e flamenguistas, o Galinho de Quintino é um dos maiores nomes do futebol brasileiro. E, mesmo após a aposentadoria, dedica-se aos projetos sociais e jogos beneficentes, como uma forma de retribuir do que o esporte lhe deu Lajeado recebeu, em dezembro, a segunda edição do Craques Solidários. Criado em 2016, a […]

LEIA MAIS
Image

Claus e Vanessa: sem medo de amar, ousar e ser feliz

Juntos há 17 anos, tanto na carreira como partilhando uma vida em comum, Claus Fetter e Vanessa Marques são donos de uma trajetória de sucesso por onde deixam os acordes de suas músicas, quer seja nos palcos de grandes shows ou tocando em casamentos, formaturas e feiras Tudo começou lá em 2001, quando se conheceram […]

LEIA MAIS
Image

Casos de colesterol alto podem ter origem familiar

Mapeamento genético da doença será um dos temas abordados em simpósio na Capital gaúcha, neste sábado (19/5) Eventualmente provocado por maus hábitos alimentares, o colesterol alto também pode ter influência no histórico familiar, conhecida como dislipidemia poligênica. No entanto, a cada 300 indivíduos no mundo, um possui a doença em virtude da herança genética direta. Isso ocorre quando o pai carrega consigo um dentre seis genes […]

LEIA MAIS