Lajeado recebe espetáculo gratuito da Companhia de Flamenco Del Puerto

Secretaria de Estado da Cultura e Del Puerto 20 anos apresentam Flamenco Imaginário para todos – Uma circulação com acessibilidade

Nos dias 8 e 9 de julho, a Escola e Companhia de Flamenco Del Puerto leva a linguagem artística e ferramenta cultural originária da Espanha para a cidade de Lajeado. Com uma programação totalmente gratuita e livre para todos os públicos, Flamenco Imaginário para Todos – Uma Circulação com Acessibilidade pretende promover o acesso à dança, apresentando espetáculos, vivências e oficinas.

As atividades iniciam com Flamenco Imaginário, um espetáculo infantil livremente inspirado na dramaturgia de ‘O corcunda de Notre Dame’, de Victor Hugo. As apresentações ocorrem em duas sessões no Teatro do CEAT, com classificação livre, entrada franca e audiodescrição em todas as sessões.

A montagem mexe com os sentimentos e a imaginação, com a memória e os sentidos: os adultos se emocionam e as crianças se divertem com as aventuras flamencas do elenco. Com cenário e figurinos preciosos e uma linda trilha sonora, composta especialmente para a obra, o espetáculo pretende transformar o teatro em um lugar mágico para todos e todas.

O espetáculo, que circula desde 2016, faz jus ao trabalho de divulgação da linguagem e de manutenção de repertórios, que a Del Puerto faz questão de incentivar em suas produções. O Flamenco, assim como salienta o espetáculo, é uma opção artística das mais democráticas, na medida em que a prática é possível para todas as idades e gêneros.

A iniciativa faz parte das comemorações da Cia Del Puerto, que completa 20 anos em 2019 somando prêmios como o Açorianos de Dança, que venceu quatro vezes, e o Prêmio Nacional de Dança Klauss Viana 2013. Flamenco Imaginário para Todos – Uma Circulação com Acessibilidade tem o financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura, Pró-Cultura RS FAC.

Oficinas abertas ao público

Cada espetáculo será seguido por uma vivência em dança flamenca, onde o público poderá interagir com os artistas. A plateia se relaciona entre si e, pais, filhos, professores e alunos dançam juntos e experimentam de uma maneira lúdica movimentos, gestos e expressões orais (como o olê) presentes no espetáculo.

Duas oficinas ministradas no Sesc Lajeado e no Teatro do CEAT completam a iniciativa. O workshop “Audiodescrição para ver com os ouvidos” pretende apresentar a audiodescrição em produtos culturais, com jogos e dinâmicas teatrais que perpassam o processo de criação do espetáculo. A oficina será ministrada por Mimi Aragón, audiodescritora, produtora de recursos de acessibilidade comunicacional, sócia da OVNI Acessibilidade Universal e integrante M.A.Cia – teatro, dança e assemelhados. A classificação etária é 14 anos.

Já a “oficina de Arte Flamenca” estará aberta a todas as pessoas que estejam interessadas em vivenciar alguns dos movimentos do baile flamenco, além de percorrer um breve apanhado de sua origem e contextualização histórica através de explanação oral. A oficina será ministrada pelas bailarinas Daniele Zill e Juliana Prestes, com classificação etária de 14 anos.

 

Sobre a Del Puerto

A trajetória da Del Puerto começa em março de 1999, com a criação da Escola de Flamenco Andrea Del Puerto. A Escola e Companhia de Flamenco Del Puerto, como é oficialmente denominada a partir de 2007, atua em duas frentes: o centro de ensino e difusão de arte flamenca e a Companhia de dança, com repertório continuado e profunda pesquisa de linguagem.

Desde sua fundação, já apresentou mais de 30 espetáculos e projetos e ministrou mais de 50 mil horas de aulas em todo o território brasileiro. Seus artistas já levaram este nome para diversos países do mundo. Entre os prêmios e projetos, destacam-se o Prêmio Quero Quero/Sated 2006, Projeto Arrumando a Casa 2008, os Prêmios Açorianos de Dança 2008, 2012, 2014, 2016, Prêmio Nacional de Dança Klauss Viana 2013, Prêmio de Incentivo às Artes Cênicas do Teatro de Arena 2015, Prêmio Tibicuera de Teatro Infanto-Juvenil 2016 e Prêmio FAC/RS #juntospelacultura 2018.

Serviço

08 de julho (segunda)

9h às 12h – oficina “Audiodescrição para ver com os ouvidos”

Público: professores e demais interessados.

Vagas: 20

Ingressos: gratuito

Local: SESC Lajeado – R. Silva Jardim, 135 – Centro, Lajeado

14h às 15h30 – oficina “Arte Flamenca”

Público: maturidade ativa e demais interessados

Vagas: 20

Ingressos: gratuito

Local: Teatro do CEAT – Rua Alberto Torres, 219, Centro – Lajeado

09 de julho (terça)

9h – 1ª apresentação do espetáculo Flamenco Imaginário

9h50 – vivência em dança flamenca

Entrada franca

15h – 2ª apresentação do espetáculo Flamenco Imaginário

15h50 – vivência em dança flamenca

Entrada franca

Local: Teatro do CEAT – Rua Alberto Torres, 219, Centro – Lajeado

 

Informações: (51) 3714-2266 com Claudine Becker



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

CASACOR RS 2019 inicia na próxima semana

Venda online de ingressos com desconto já está disponível no site do evento Os ingressos para conferir a CASACOR RS 2019, que acontece de 23 de julho a 08 de setembro em Porto Alegre, já podem ser adquiridos pelo público que deseja ver de perto as novidades da maior mostra de arquitetura, design e paisagismo […]

LEIA MAIS
Image

Lajeado recebe espetáculo gratuito da Companhia de Flamenco Del Puerto

Secretaria de Estado da Cultura e Del Puerto 20 anos apresentam Flamenco Imaginário para todos – Uma circulação com acessibilidade Nos dias 8 e 9 de julho, a Escola e Companhia de Flamenco Del Puerto leva a linguagem artística e ferramenta cultural originária da Espanha para a cidade de Lajeado. Com uma programação totalmente gratuita […]

LEIA MAIS
Image

S.C.A Mobiliário Contemporâneo lança tendência com o Slimstone

Para marcar esta e outras novidades, a S.C.A Porto Alegre realizou integração com profissionais em festa junina na segunda-feira, dia 24 Depois do sucesso na Casa Cor SP, dentro do espaço assinado pelo arquiteto Felipe Hess, a loja S.C.A Mobiliário Contemporâneo de Porto Alegre passa a apresentar também no seu portfólio o Slimstone. Novidade direcionada […]

LEIA MAIS