Ipe Aranha ensina o caminho da cozinha saudável em casa



O gaúcho Ipe Aranha tornou-se um dos mais respeitados chefs especializado em culinária funcional, no Brasil. Ele trabalha fazendo detox em casa de clientes no eixo Rio-São Paulo e nos Estados Unidos. Acompanho-o desde quando li sobre uma detox week que realizou em Boston a convite da estilista Sinesia Karol e turma de convidados. Daí a querer saber mais sobre seu trabalho, foi um passo. E ele, com toda atenção de quem é apaixonado pelo que faz, estende seu conhecimento aos nossos leitores. Vem com a gente!

Ipe Aranha sempre teve como paixão os cavalos e, indo para a fazenda de seus pais, descobriu a culinária vendo a cozinheira, Dona Carpitulina, cozinhar e, depois, sendo sua própria cobaia nas aventuras gastronômicas. Já “dominando” as panelas, mergulhou no universo dos risotos, sua primeira especialidade amadora, cozinhando sempre para amigos e familiares. Graduou-se em Direito, foi bem sucedido, no entanto, a carreira jurídica o afastou de sua essência de cozinheiro.  Quando foi morar no Rio de Janeiro, apaixonou-se pelo lifestyle saudável que envolve o estilo de vida carioca e começou novamente a se aventurar com as panelas, fazendo cursos rápidos e executando receitas.

Em 2012, resolveu levar o “dom” mais a sério e se aventurou em duas cozinhas pelas quais sempre nutriu respeito e admiração, do chef Renato Caleffi, do Le Manjue Organique e, na sequência, da chef Bel Coelho, que dispensa apresentações. E então, sua essência de cozinheiro reaflorou e ele não mais parou. “Muitos livros devorados, muitas receitas criadas e executadas, uma certas, outras nem tanto, para não dizer desastrosas (risos)”, afirmou Ipe.

Foi justamente neste período que estava surgindo o detox, em especial nos EUA. Celebridades de Hollywood faziam e divulgavam seus resultados. “Comecei a buscar livros na gringa e ler, assim como seguir pessoas que entendessem do assunto e ver o que estavam fazendo. Iniciei testando em amigos, que viraram clientes, que me indicaram para outros amigos e o negócio foi tomando força, até virar a Cozinha do IPE”, complementou. 

Reconhecido, com clientes no Brasil e nos Estados Unidos

Ipe não se considera o pioneiro da Gastronomia Funcional no Brasil e afirma que chefs como Renato Caleffi e Andrea Henrique sim podem ser associados ao pioneirismo da culinária funcional e detox, mas acredita no trabalho que vem desenvolvendo e sabe exatamente aonde quer chegar. Essa sua forma de pensar e interpretar seu contexto tem a ver com a paciência e a serenidade que teve de ir se sentindo e desenvolvendo seu dom para a culinária. “Para falar a verdade, por grande parte da minha formação ser autodidata, tive que correr atrás de cursos e experiências que fortalecessem minha base e me dessem conhecimento para atuar a frente das panelas, afinal eu nunca me sentia realmente pronto para assumir a culinária como profissão”, disse. O que lhe fez crer que estava pronto foi o feedback de seus clientes e a demanda destes.

Ipe entra na casa das pessoas. Participa da rotina, do dia a dia da casa. Geralmente seus clientes acabam virando amigos. Reconhece que o reconhecimento de seu trabalho é resultado de boca a boca. Afirma que seu maior marketing é seu cliente. “Existe uma relação muito forte de confiança já que envolve a relação cliente X comida e isso reflete em suas vidas respectivamente. Em menos de 5 dias (tempo mínimo do programa) já é possível sentir os efeitos positivos de ter um corpo desintoxicado. Ademais, este trabalho envolve uma crença, tem um pano de fundo ideológico, pois abrange um lifestyle de vida saudável”, complementa.

Se no início também se tornou conhecido pelo trabalho que realizava para grifes de luxo, hoje seu tempo praticamente é todo absorvido por uma nominata de clientes pessoas físicas que só cresce. Confessa que adora poder associar o catering da Cozinha do Ipe a marcas de luxo, pois sempre apreciou este universo, que tem tudo a ver com o lifestyle de seus clientes.

… uma receita doce para não sair da dieta?

São tantas… Nos meus Programas de Desintoxicação, sempre busco criar receitas que minimizem os impactos de uma “dieta” restritiva. Digo restritiva porque várias coisas são retiradas na semana de Detox, como proteína animal, café, álcool, alimentos industrializados, etc.

Poderia citar aqui a receita das TRUFAS SAUDÁVEIS:

Ingredientes

1 xicara de tâmaras;  1 xícara de nozes; 1 cs de gojiberry; 1 cs de cacau; 1 cs de óleo de coco

Modo de fazer

Bata tudo no processador até obter uma massa homogênea. Depois é só enrolar e passar cacau em pó ou coco ralado em volta.

Mas sugiro que façam uma visita no meu site www.cozinhadoipe.com.br e olhem o blog que tem várias receitas que podem ajudar a suprir esta vontade de comer doce, sem sair do detox.

E já abusando, sei, mas uma receita anti-rugas?

(risos) Esta pergunta é engraçada… Não existe mágica! Acho que esta pergunta é um ótimo parâmetro para que as pessoas comecem a ter mais senso crítico. Recebo muitas perguntas deste tipo: “o que eu faço para perder a barriga?”. Sabe qual minha resposta? Mude seus hábitos! Não tem segredo… Salvo casos excepcionais, a regra é: Você é o que você come. Vejo muitas pessoas dizerem: “Mas me alimento tão bem. Só como batata frita 1x por semana. Chocolate 1x.  Bife a milanesa 2x”. As pessoas precisam encarar a realidade de frente. Não adianta ficar dizendo que quer emagrecer e não fazer nada. Quer perder barriga? Alimente-se bem, faça aeróbico, procure um médico ou nutricionista… Quer ter uma pele mais viçosa? Para de fumar, diminua o álcool, acrescente mais alimentos antioxidantes na sua alimentação… e claro, faça um programa detox da Cozinha do IPE (risos).

Última: quem quer lhe contratar, como faz e em que modalidades é possível?

Tenho hoje 02 Programas de Desintoxicação, o at home, onde as pessoas me contratam para cuidar delas em casa por um período não inferior a 5 dias. Já fiquei até 21 dias na casa de um casal de clientes. Tenho ainda o delivery, onde preparo as refeições na minha cozinha e entrego diariamente as refeições prontas na casa dos clientes. Isso hoje só ocorre em São Paulo, mas há projetos de expansão para 2017.

Além disso, tenho o Catering da Cozinha do IPE, onde faço eventos para pessoas físicas e pessoas jurídicas respeitando sempre minha linha de atuação, qual seja, a alimentação saudável/funcional. Tenho o Personal Chef em que dou aulas de culinária funcional para clientes e funcionários, e até pequenos grupos de amigos. E, por fim, palestras em que falo sobre saudabilidade, culinária funcional e detox.

 

Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!




POSTS RECENTES

Image

Um japa pequeno, mas muitíssimo bem falado

  Reformulação do cardápio e da carta de vinhos celebra os cinco anos da casa que se tornou referência em culinária japonesa no Estado Há cinco anos, os empreendedores Roberto Leciel Breunig e Julian Barth colocaram Lajeado no circuito dos melhores restaurantes de culinária japonesa do Estado.  A inauguração do Minato Mirai, que tanto agradou […]

LEIA MAIS
Image

Le Reserve Paris, absolutamente nobre

Um convite para o La Reserve Paris é sempre singular. Com sua elegância discreta, é o enredo de uma história única, inesquecível A poucos passos da Champs Elysées, com vista para Le Grand Palais, Torre Eiffel, Panthéon e o Obelisco de la Concorde, o La Reserve ocupa a antiga residência do estilista Pierre Cardin, no […]

LEIA MAIS
Image

Encantamento de estrela

Especialista em reabilitação oral e estética, Gustavo Caetano explica como se dá a arte de moldar um sorriso de cinema de forma cada vez mais rápida e precisa Juliana Paes tem o sorriso mais pedido dos últimos meses no consultório do Dr. Gustavo Caetano, em Porto Alegre. Especialista em reabilitação oral e estética, o odontologista […]

LEIA MAIS