Eduardo Santos desbrava o luxo carioca

O publicitário gaúcho, reconhecido pelo seu trabalho bem-sucedido com marcas de luxo, dá mais um grande passo em sua carreira, criando um escritório no Rio de Janeiro que une comunicação e a curadoria de marcas de design, somando sua expertise à paixão pela descoberta do novo. Em uma conversa agradável, conta-nos as novidades da nova empreitada

É com seu forte senso estético e mania de novidadeiro que Eduardo Santos criou seu Brands Curator Office, no Rio de Janeiro. Após migrar de Porto Alegre para a capital carioca, a ideia surgiu de maneira orgânica, unindo sua expertise em divulgar e construir a imagem de marcas de luxo, com a paixão por garimpar peças de moda e decoração mundo à fora.

O publicitário aposta no novo luxo como uma onda no consumo. “Ainda existe aquele luxo do glamour, do dourado das grandes marcas, mas está cada vez mais em alta essa proposta de marcas pequenas, com produção quase exclusiva e que muitas vezes ficam escondidas em lugares remotos.” E é isso que apresentará em seu novo espaço.

Localizado em Copacabana, o escritório segue a estética do publicitário. O local será um ponto de encontro de marcas, público, imprensa e influenciadores. A proposta do office é trabalhar o novo luxo, que se baseia mais na exclusividade que no exagero. “O bacana, hoje, é ter acesso àquela marca escondida, que poucos conhecem, mas  produz um produto incrível.”

O espaço assinado pelo arquiteto Thiago Barella reflete o novo luxo e a personalidade de Eduardo. Com visual minimalista, predominantemente branco e bem iluminado, o espaço tem grandes janelas que oferecem uma bela vista para o mar. Peças de design dão o tom de bom gosto para cada canto. “Comprar peças de design são um investimento”, afirmou empolgado durante um Insta Storie durante a finalização do escritório. Cada detalhe foi pensado em parceria, acomodando as marcas, sua equipe de comunicação e um espaço “vip”, que servirá para receber visitas especiais de maneira mais intimista.

Um novo amor, novos ares

A migração de Porto Alegre para a capital carioca surgiu de maneira natural. Edu deixou o coração guiar sua escolha, aportando próximo ao seu amor. “Eu estava com um apartamento alugado em Miami por seis meses. Fiquei um mês lá e me mudei para cá.” Aos 38 anos, decidiu acalmar o intenso ritmo de viagens e formar sua família e viver novos desafios.

Estar no Rio de Janeiro mudou sua percepção profissional. Próximo de grandes marcas, celebridades e veículos de comunicação consagrados, conseguiu dar novos rumos para seus clientes e seu próprio trabalho. A ideia do Office, inclusive, é o reflexo de tudo isso. Unirá o reconhecimento mundial do Rio de Janeiro com o forte trabalho de um gaúcho incansável. “O carioca sabe receber como ninguém, fazer a pessoa sentir-se especial. O gaúcho trabalha bem, cria e faz acontecer.” A equação é muita qualidade e certeza de sucesso.

Com o novo projeto, Eduardo leva para um novo nicho sua competência e comprometimento de fazer as coisas acontecerem. Em sua carreira, fez parte de importantes nomes da moda gaúcha, como a influencer Claudia Bertele, a modelo mirim Duda Bündchen e a estilista Juliana SanMartin, com quem mantém parceria até hoje, desenvolvendo projetos, como o jantar exclusivo realizado em maio, numa parceria da marca com a revista Vogue, no badalado restaurante Sky, do hotel Unique, em São Paulo.

Profissional multifacetado

Um dos seus diferenciais é uma visão que chama de 360°. Compromete-se em cada resultado, buscando sempre manter seus clientes num patamar de luxo, atingindo um público diferenciado. “Hoje o cliente contrata o Edu e quer escutar o que eu tenho para falar.” O conhecimento e networking tornaram-se suas marcas registradas, assim como a coragem de ousar.

Nascido em Sananduva, filho de uma professora e um mecânico, trabalhou na oficina do pai até os 16 anos. Decidiu expandir os horizontes e se mudar para Porto Alegre a fim de fazer curso pré-universitário. Não ingressou na instituição desejada e voltou para casa.

Em Passo Fundo,  deu os primeiros passos universitários, estudando administração, sonho do pai. Porém, seu desejo e criatividade falaram mais alto, fazendo-o ingressar no curso de Publicidade e Propaganda. Após a mudança para Porto Alegre, viu a carreira deslanchar, passando por experiências enriquecedoras  que o levaram ao patamar conquistado nos dias de hoje.

Com sua expertise em marcas, garante que hoje empresas devem ter alma, enquanto pessoas que buscam espaço no mundo dos influenciadores, devem se ver como um negócio e passar uma mensagem coerente com o que desejam transmitir. “Hoje as redes sociais transformaram todas as pessoas em influenciadoras.”

Atualmente, de seus 14 clientes, 6 são pessoas buscando influência em suas áreas. A preocupação para que cada um se torne uma marca e passe uma mensagem com credibilidade é constante e o processo de trabalho intenso.

Transformando pessoas em marcas

Trabalhar na criação da identidade de um cliente é um processo árduo. É essencial que através deste trabalho a pessoa transmita o que realmente sabe e vive. “Sempre digo que os clientes que mais dão certo são aqueles que sabem do que estão falando. Não adianta uma pessoa que não vive seu discurso das redes sociais buscar reconhecimento.” Os profissionais que conseguem transmitir seu conhecimento pela mídia, são os que atingem um público maior e fazem mais sucesso.

Foi com essa filosofia que surgiram seus trabalhos de maior sucesso. A exemplo da influenciadora Claudia Bartelle, que amava moda e tinha um estilo de vida condizente com o que falava nas redes sociais e em seu blog. O resultado foi, além do reconhecimento de fãs e retorno comercial, parcerias bem-sucedidas com marcas que atingem seu público alvo.

Reconhecimento pessoal

Eduardo também vive seus momentos de glória nas redes sociais. Conta que seus seguidores interagem e gostam de seu estilo de vida. A interação é constante e se surpreende quando encontra alguém em algum evento e a pessoa comenta de sua vida com a proximidade de um amigo. “As redes sociais derrubaram as barreiras e aproximaram as pessoas.” Seu Instagram é o reflexo do que vive. Mostra momentos de seu dia a dia e relembra frames do passado.

Acredita tanto na força das redes sociais que, ao contratar uma pessoa para sua equipe, leva muito em consideração o que está postado no mundinho digital. “Hoje isso é um complemento essencial para o currículo. É importante mostrarmos um posicionamento engajado com o que pregamos.” Usa sua mãe como exemplo. “Realizo um evento de caridade em Sananduva. Quando eu posto sobre ele, o resultado é pouco. Mas quando a minha mãe compartilha, muita gente interage. Ela é uma influenciadora naquele nicho.”

Como reflexo de sua popularidade no mundo virtual, acabou se tornando uma marca muito além do trabalho na comunicação. Já teve seu nome ligado a sapatos, joias, linhas de roupas e design. Comemora o fato de preferências pessoais se tornarem uma forma de negócio. Pode-se dizer que as linhas com seu nome foram o embrião do Brands Curator Office.

O que esperar

Uma das novidades do Brands Curators Office é a linha de peças de design para casa assinadas por Eduardo em parceria com  Debora Ioschpe Brand, usando de pedras e slices de rochas. Outra novidade que abre as portas do Brands Curator Office é o evento de lançamento das camisetas da 2BFriends produzidas pela apresentadora Astrid Fontenelle e a influenciadora Cris Tamer.

Na conversa que teve com nossa equipe em 2016, Eduardo destacou que acredita mais no desejo que no sonho. Desde então, mostra-se um realizador. “Nasci lá no interior, com tudo para nada acontecer, mas a minha ânsia pela mudança, me fez lutar e perder o medo.” Do menino que aspirava uma carreira na comunicação para o queridinho de grandes marcas do país e criador de projetos ousados e criativos. Este é Eduardo Santos.

Conteúdo publicado na edição 40 da revista Gente que Faz

Texto Douglas Petry

Fotos Arthur Germano



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Um fenômeno chamado pôquer

O jogo de cartas mais popular no mundo vem conquistando a cada dia novos adeptos. A Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), entidade que organiza o pôquer no Brasil e é cadastrada no Ministério do Esporte, estima que o número de praticantes no país já passe de oito milhões de pessoas. O acesso ao jogo […]

LEIA MAIS
Image

Jeep na estrada

Polo de grandes concessionárias de veículos, Lajeado recebe este mês uma das marcas mais admiradas pelos brasileiros na categoria SUV. A Jeep chega à cidade pela expansão do Grupo Betiolo Dona do SUV mais vendido no país no primeiro semestre deste ano, a Jeep desembarca este mês no Vale do Taquari. De janeiro a junho […]

LEIA MAIS
Image

Bridal Collection by Eduarda Galvani

A designer Eduarda Galvani é uma das grandes apostas da alta costura, não somente no RS, mas nacionalmente. Duda – como a chamamos com afeto – vive um momento muito especial, de muito trabalho sim, com sua grife agora em agosto comemorando três anos, mas também de muita realização Nas últimas semanas, fotografou com Nattan […]

LEIA MAIS