Alô foodlovers e winelovers, por que o Chile?

Nos últimos tempos, a longilínea terra de contrastes experimenta uma espécie de revolução na boa mesa

O país mais meridional do mundo transforma sua cena gastronômica e 2017 é o ano em que provavelmente baterá outro recorde histórico de visitantes internacionais, a exemplo de 2016, quando teve um aumento de 26% no número de turistas. Deixemos o impressionante deserto do Atacama com seus vales lunares e a agreste Patagônia para uma próxima edição e permanecemos, após o sobrevoo dos Andes, com a vibrante capital e com a riqueza rubra do Vale do Colchagua.

Silenciosamente, a capital chilena tem subido nos rankings de qualidade de vida. A cidade limpa, ordenada e segura nos recebe e nosso roteiro inclui apenas uma noite no destino. Deixamos Porto Alegre às 13h20 e já no entardecer tínhamos a visão da majestosa cordilheira dos Andes como obra-prima da janela do quarto, em Santiago. Sem muito tempo para delongas, seguimos para o nosso eleito da noite.

Quatro restaurantes chilenos estão entre os 50 melhores da América Latina e dentre esses escolhemos o que mais nos aguçou por conjugar justamente uma cozinha sofisticada em um espaço surpreendentemente simples. Já havíamos lido sobre o 99, com seus novos sabores e texturas, com um prato mais surpreendente que o outro, pela segunda vez consagrando-se como o melhor do Chile, pelos Cronistas de Gastronomia do país. Consideram que o menu muda todo dia, porque os ingredientes são frescos e de temporada. É muito informal e integra entre seus habitués diferentes estilos de pessoas, inclusive algumas que não estão acostumadas ao inovador formato de restaurante.

Surpreendente!

Escolhido como o melhor pelos críticos de gastronomia do Chile e entre os melhores da América Latina

Nossa opção foi certeira e entendemos por que este ano promete ser um período explosivo para o Chile e por que o destino deve estar no seu radar. O chef pâtissier Gustavo Sáez passou por cozinhas de restaurantes do Brasil e do Chile, como o renomado Boragó (em Santiago) e o D.O.M (em São Paulo). Também fez estágio no El Celler de Can Roca. É ele que assina as sobremesas do restaurante 99, liderado pelo chef Kurt Schmidt, cérebro e motor do lugar pequeno, mas que alinhava uma verdadeira explosão de sabores e alimenta uma cozinha que está em progressão constante, dito isso por críticos de gastronomia que não são dados a elogios.

O restaurante de ambiente informal, mas com gastronomia muito sofisticada, é símbolo da culinária contemporânea do país e surpreende pela leitura jovial no menu de 6 ou 9 pratos minimalistas. A filosofia do lugar inclui a colheita de seus próprios vegetais e frutas, o contato direto com produtores e a harmonização de cada prato com vinhos que igualmente surpreendem, um por não passar pelo processo de filtragem, todos de vinícolas boutiques ou de garagem, cujos nomes rapidamente anotamos.

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Grécia para arquitetos

Dona de um dos roteiros turísticos mais cobiçados do mundo, a Grécia é mesmo fascinante. Também pudera: este país tem atributos de sobra. Reúne cultura, história, belezas naturais, lugares badalados e hotéis de luxo. Para um grupo de arquitetos gaúchos, que desembarcou em Atenas no final de abril para um tour de dez dias, tudo […]

LEIA MAIS
Image

Do terno e gravata à raia, aos 93 anos

Primeiro lugar no ranking mundial, mais de 100 medalhas de ouro conquistadas, treinamentos diários e vida profissional bem-sucedida. Anton Karl Biedermann, nadador máster do União, que presidiu a Federasul e até agora é uma voz lúcida e valorizada no  meio empresarial e em debates sobre o futuro do RS,  quebra paradigmas e se consagra com […]

LEIA MAIS
Image

Beatriz Dreher Giovannini, a Dama do Vinho

‘A palavra adega não é feminina por um acaso’ Seja durante a vindima colhendo uvas, atrás do balcão auxiliando na venda de espumantes, no receptivo dos hóspedes da pousada, ou realizando degustações com os turistas, lá está a presença de Beatriz Dreher Giovannini, fundadora da vinícola Don Giovanni. Se existe uma Dama do Vinho, este alguém […]

LEIA MAIS