A estética da arte

Antes de chegar em Punta, na discreta, chic e exclusiva José Ignácio, o Bahia Vik comunga do cenário paradisíaco que o cerca e casa com a poesia do lugar

CP-BahiaVik-0439

Foi, certamente, a ascendência de Alexander Vik, com mãe uruguaia (filha do embaixador do país na Noruega), e seu amor pelo destino, que motivou hotéis que são compêndios despretensiosos de arte, no reduto mais hippie chic do litoral uruguaio.  Seu mais novo empreendimento, o Bahia Vik, encorpa o portfólio Vik Retreats, que inclui o Playa Vik, a Estância Vik e La Susana, em José Ignacio, além do Viña Vik, no Chile. Foi a intervenção de Alexander e de sua esposa Carrie Vik que transformou esta península num dos locais de férias e destino de casamentos mais cobiçados da América do Sul, além de um eixo de arte.

CP-BahiaVik-0460

Com seu estilo beach chic, o Bahia Vik desabrocha como experiência de lifestyle contemporâneo, complementando o design de vanguarda o do Bahia Vik e a experiência de rancho e pampa da Estância Vik. Quem se hospeda num, usufrui das áreas comuns de todos, inclusive passeios, raftings e a diversidade de cada lugar. Foi, porém, no Bahia Vik que mais nos detemos. E fomos presenteados com sua atmosfera natural e relaxante, com o pé na areia, nesse recanto discreto e sossegado que tem se revelado refúgio de artistas e Jet setters descolados.

CP-BahiaVik-0340

 

Aqui literalmente o pampa encontra o mar. São 10 suítes na construção principal, com todos os quartos diferentes, outros 27 distribuídos em onze villas privativas, e em breve já terão novas unidades, cada um com uma decoração mais inusitada que o outro, sempre com vocação artsy, com vista para o mar, para as dunas, para a vegetação costeira, para as piscinas em formato de espelhos d’água que os circundam.

IMG_8583

O projeto assinado pelo arquiteto uruguaio Marcelo Daglio privilegiou a ventilação natural da praia e sistemas inteligentes de geração de energia solar e coleta de água da chuva. Das pinturas pelas paredes ao teto, passando pelo mobiliário, a atmosfera transpira arte. As habitações são em forma de “caixotes retangulares” e sobram no design. Particularmente, fiquei encantada com os banheiros, com os materiais utilizados, pedras brutas, madeiras, cerâmicas em diferentes formatos.

CP-BahiaVik-0549

CP-BahiaVik-0548

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CP-BahiaVik-0546

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porém, do pátio principal com amoreiras que são um convite à criança e ao adulto que degustam os pequenos e gostosos frutos, ao lounge anexo, o encanto permanece com a cor do pintor austríaco Gustav Klimt. De um espaço ao outro, a arte sempre nos acompanha.  Foram dias de ode ao relax, onde o quarto é um convite ao dolce far niente, com sua pequena varanda que se abre encantadoramente às quatro piscinas de azul infinito que se juntam aos céus de cor idem.

IMG_8589

IMG_8581

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se imperdível foi o café da manhã com iogurte caseiro feito no hotel, o atendimento cordial e solícito de seu staff, o astral artsy do lugar, a cozinha pequena, porém com boas pedidas, teve outro momento, simplesmente mágico: o anoitecer em torno do fogo, com as calmas águas ao sul do Atlântico de testemunhas, e a gente se aconchegando com mantas de lã divinas, proporcionadas pelo hotel, foi divino. Taças com o tinto e elegante Vik homenagearam o momento, para sempre na memória!

Entre o Bahia Vik e o Playa Vik, com poucos passos de distância separando-os, está o La Susana – um dos restaurantes de praia mais badalados do verão nestes lados do Atlântico Sul. Seus deliciosos pratos podem ser degustados literalmente com o pé na areia, por hóspedes ou turistas.

A poucos passos do Bahia Vik, o Play Vik também surpreende em sua ousada arquitetura e na ode à arte.

 

 

Quem se hospeda em um dos três e próximos empreendimentos, pode usufruir da estrutura dos demais. A Estância Vik é um charme e vale agendar um passeio, um jantar com uma degustação de vinhos, uma cavalgada ou outra das prazerosas atividades que o lugar oferece.

Por Neiva Schneider

Matéria publicada na edição 28 da revista Gente que Faz

Fotos

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Four Seasons e suas ‘good news’ no mundo

Os hotéis da rede Four Seasons dispensam apresentações. A excelência, dinâmica, localização e tudo mais da rede hoteleira são reconhecidos, premiados e distinguidos. Está indo para a Grécia? Four Seasons chegou em Atenas! Seu destino é a Flórida? Nem pense em outro lugar tão singular como o Four Seasons de Orlando – já fomos e […]

LEIA MAIS
Image

Koh Pee Pee Thai Restaurant celebra 30 anos em alto estilo

Clientes que forem jantar no dia do aniversário da casa (01/04) serão recebidos com entrada finalizada com pó de ouro Em três décadas de funcionamento, o Koh Pee Pee Thai Restaurant virou referência nacional e internacional pela autenticidade da gastronomia thai e pela magia de sua atmosfera tailandesa. Mais do que um restaurante, o local é um […]

LEIA MAIS
Image

Nasce uma estrela Michelin em Courchevel

Cidade ícone da gastronomia nos alpes franceses, Courchevel recebe uma nova estrela do Guia Michelin Courchevel, já reconhecida mundialmente pela variedade de sua gastronomia e por ser o complexo de ski com maior número de estrelas do Guia Michelin em nível global, acaba de receber mais uma. A detentora do novo título é o Le […]

LEIA MAIS