A estética da arte



Antes de chegar em Punta, na discreta, chic e exclusiva José Ignácio, o Bahia Vik comunga do cenário paradisíaco que o cerca e casa com a poesia do lugar

CP-BahiaVik-0439

Foi, certamente, a ascendência de Alexander Vik, com mãe uruguaia (filha do embaixador do país na Noruega), e seu amor pelo destino, que motivou hotéis que são compêndios despretensiosos de arte, no reduto mais hippie chic do litoral uruguaio.  Seu mais novo empreendimento, o Bahia Vik, encorpa o portfólio Vik Retreats, que inclui o Playa Vik, a Estância Vik e La Susana, em José Ignacio, além do Viña Vik, no Chile. Foi a intervenção de Alexander e de sua esposa Carrie Vik que transformou esta península num dos locais de férias e destino de casamentos mais cobiçados da América do Sul, além de um eixo de arte.

CP-BahiaVik-0460

Com seu estilo beach chic, o Bahia Vik desabrocha como experiência de lifestyle contemporâneo, complementando o design de vanguarda o do Bahia Vik e a experiência de rancho e pampa da Estância Vik. Quem se hospeda num, usufrui das áreas comuns de todos, inclusive passeios, raftings e a diversidade de cada lugar. Foi, porém, no Bahia Vik que mais nos detemos. E fomos presenteados com sua atmosfera natural e relaxante, com o pé na areia, nesse recanto discreto e sossegado que tem se revelado refúgio de artistas e Jet setters descolados.

CP-BahiaVik-0340

 

Aqui literalmente o pampa encontra o mar. São 10 suítes na construção principal, com todos os quartos diferentes, outros 27 distribuídos em onze villas privativas, e em breve já terão novas unidades, cada um com uma decoração mais inusitada que o outro, sempre com vocação artsy, com vista para o mar, para as dunas, para a vegetação costeira, para as piscinas em formato de espelhos d’água que os circundam.

IMG_8583

O projeto assinado pelo arquiteto uruguaio Marcelo Daglio privilegiou a ventilação natural da praia e sistemas inteligentes de geração de energia solar e coleta de água da chuva. Das pinturas pelas paredes ao teto, passando pelo mobiliário, a atmosfera transpira arte. As habitações são em forma de “caixotes retangulares” e sobram no design. Particularmente, fiquei encantada com os banheiros, com os materiais utilizados, pedras brutas, madeiras, cerâmicas em diferentes formatos.

CP-BahiaVik-0549

CP-BahiaVik-0548

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CP-BahiaVik-0546

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porém, do pátio principal com amoreiras que são um convite à criança e ao adulto que degustam os pequenos e gostosos frutos, ao lounge anexo, o encanto permanece com a cor do pintor austríaco Gustav Klimt. De um espaço ao outro, a arte sempre nos acompanha.  Foram dias de ode ao relax, onde o quarto é um convite ao dolce far niente, com sua pequena varanda que se abre encantadoramente às quatro piscinas de azul infinito que se juntam aos céus de cor idem.

IMG_8589

IMG_8581

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se imperdível foi o café da manhã com iogurte caseiro feito no hotel, o atendimento cordial e solícito de seu staff, o astral artsy do lugar, a cozinha pequena, porém com boas pedidas, teve outro momento, simplesmente mágico: o anoitecer em torno do fogo, com as calmas águas ao sul do Atlântico de testemunhas, e a gente se aconchegando com mantas de lã divinas, proporcionadas pelo hotel, foi divino. Taças com o tinto e elegante Vik homenagearam o momento, para sempre na memória!

Entre o Bahia Vik e o Playa Vik, com poucos passos de distância separando-os, está o La Susana – um dos restaurantes de praia mais badalados do verão nestes lados do Atlântico Sul. Seus deliciosos pratos podem ser degustados literalmente com o pé na areia, por hóspedes ou turistas.

A poucos passos do Bahia Vik, o Play Vik também surpreende em sua ousada arquitetura e na ode à arte.

 

 

Quem se hospeda em um dos três e próximos empreendimentos, pode usufruir da estrutura dos demais. A Estância Vik é um charme e vale agendar um passeio, um jantar com uma degustação de vinhos, uma cavalgada ou outra das prazerosas atividades que o lugar oferece.

Por Neiva Schneider

Matéria publicada na edição 28 da revista Gente que Faz

Fotos

 

Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!




POSTS RECENTES

Image

Juliana Sanmartin não veio ao mundo a passeio

Guerreira, determinada e sabe exatamente onde quer chegar! Estamos falando da empresária gaúcha Juliana Sanmartin Ribeiro, dona das grifes Juliana Sanmartin e SanM, que têm o couro como elemento base para suas múltiplas criações. Sua história no metiê iniciou em 2011, quando de advogada (já há seis anos) partiu para o que realmente fazia  seus […]

LEIA MAIS
Image

Final de semana na Serra Gaúcha como você nunca imaginou

Que tal uma programação diferente para curtir o outono inverno? Nossa equipe experimentou e aprovou duas experiências incríveis em Pinto Bandeira e Gramado! Que Gramado é um dos destinos preferidos para curtir o friozinho, todo mundo sabe. Mas que tal uma programação diferente que reúna todo o charme e aconchego da capital do cinema + […]

LEIA MAIS
Image

O ‘glamping’ começa a ganhar fama no Brasil

Natureza, conforto e glamour combinam sim! Foi descoberto pelos britânicos, os australianos dão uma aula com o Longitude 131 e por aqui a tendência ganha corpo No entanto, pouca gente sabe o que é essa prática e, mais importante, qual tipo de turista se encaixa nesse estilo de viagem. A definição que provavelmente estará nos […]

LEIA MAIS